Atenção à Saúde do Trabalhador é tema de ações alusivas ao Abril Verde

27 de abril de 2023, 17:05

Reunindo uma serie de ações durante toda a semana, a Vigilância em Saúde, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST),  realizou a culminância da 2ª Semana de Atenção à Saúde do Trabalhador na manhã desta quinta-feira (27) com uma roda de conversa na Câmara de Vereadores de Alagoinhas.

O evento voltado para trabalhadores, sindicatos e estudantes de ensino técnico e superior, teve como objetivo levar conhecimento dos serviços e encaminhamentos que o CEREST realiza. “Esse momento surge justamente com a iniciativa de falar sobre o Abril Verde que é alusivo à saúde e segurança do trabalho; sobre o dia 28 de Abril, que é em memórias vítima acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e também como comemoração ao dia 01 de Maio, Dia dos Trabalhador. Então a gente traz essas ações em um formato que possa abranger a todos, e com atividades todos os dias para que a gente consiga contemplar todos os ambientes”, explica Cristiane Correia coordenadora do CEREST.

A palestrante Letícia Nobre, a diretora de Atenção à Saúde do Trabalhador do Estado Bahia, destacou a importância de trazer informações sobre o trabalho do CEREST. “Trouxemos questões relacionadas a causalidade do trabalho com diversas doenças e patologias. Então, uma das questões foi mostrar que o trabalho é sim um potencial causador de inúmeras doenças e ele precisa ser investigado. Então quando uma pessoa, um trabalhador, uma trabalhadora chega no serviço de saúde, seja na Saúde da Família, na Atenção Básica, ou na Rede Especializada é fundamental o trabalho do CEREST. É através dele que,  quando fizer a avaliação clínica, será explicitado se trabalha ou não trabalha, a história ocupacional pra que o o profissional médico ou enfermeiro atenda e diagnostique”, afirma a profissional referência em saúde do trabalhador.

Durante a semana também aconteceu um curso voltado para o Sistema de Notificações de Agravos Relacionados ao Trabalho (SINAN), onde o público alvo foram os trabalhadores, os profissionais de saúde da Rede Especializada em Urgência e Emergência, na Biblioteca Municipal.

A saúde do trabalhador é um dos campos de atuação do Sistema Único de Saúde. O texto Constitucional de 1988, regulamentado pela Lei Orgânica da Saúde em 1990, atribuiu ao SUS a responsabilidade pela atenção integral à saúde dos trabalhadores, segundo os princípios da universalidade e integralidade do cuidado, com controle social, rompendo a tradição brasileira de assegurar este direito apenas aos trabalhadores do setor formal, com carteira de trabalho assinada.

Confira as imagens:

Foto: Roberto Fonseca / SECOM