Avanço: Novas creches vão modernizar Ensino Infantil e gerar mil novas vagas na rede municipal

6 de fevereiro de 2020, 14:19

Foto: Roberto Fonseca

Ampliar o acesso a um ensino de qualidade, garantindo a proteção da infância e oferecendo tranquilidade às famílias e mães trabalhadoras é prioridade para a Prefeitura de Alagoinhas. Assim, nesta quarta-feira (05) o prefeito Joaquim Neto, nas presenças do deputado estadual Alex da Piatã, do ex-deputado Federal, Luiz Alberto, do presidente da Câmara, Roberto Torres, da primeira-dama, Carla Reis, secretários, vereadores e lideranças comunitárias, concretizou um sonho para a comunidade da Baixa da Candeia, com a entrega da creche que vai atender às crianças do bairro em tempo integral.

Foto: Roberto Fonseca

“O tempo de permanência na escola precisa ser prazeroso e nas creches, a criança é acolhida e orientada desde os seus primeiros passos. É na primeira infância que é formado o caráter da pessoa, e como nós dividimos a responsabilidade pelos cuidados e educação das crianças com os pais, temos nos empenhado nesta missão, que é desenvolver habilidades cognitivas desde a primeira infância para que as crianças progridam na jornada escolar”, disse o prefeito Joaquim Neto.

Foto: Roberto Fonseca

O deputado Alex da Piatã elogiou as iniciativa da prefeitura e reiterou seu apoio ao governo Joaquim Neto.” O que vejo aqui é fruto da união entre poder público municipal, vereadores e comunidade, e essa integração e carinho é graças à sua sensibilidade como gestor”, destacou o deputado.

Foto: Roberto Fonseca

Esta é primeira das cinco creches dentro do novo padrão de qualidade que vão ser entregues ainda este ano, gerando mais mil novas vagas para crianças de 0 a 5 anos.São unidades em cinco pontos diferentes de Alagoinhas, o que demonstra a preocupação do governo Joaquim Neto em atender o município em toda a sua extensão. Com obras em curso, as outras creches estão localizadas na Alagoinhas Velha, Jardim Petrolar, Barreiro e do Urupiara.

Foto: Roberto Fonseca

Paralisada pela gestão anterior, a construção da Creche da Baixa da Candeia foi retomada pelo prefeito Joaquim Neto com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e investimentos da Prefeitura no valor de R$400 mil.

A nova unidade, que tem capacidade para 120 crianças em dois turnos e 60 em período integral, conta com salas de aulas, solário, fraldário, sanitários para alunos, professores e para crianças com deficiência, copa, alimentação supervisionada por nutricionista, secretaria, diretoria, sala dos professores, playground, entre outros espaços.

Foto: Roberto Fonseca

“Alagoinhas está na contramão de outros municípios que vem fechando escolas e reduzindo investimentos na Educação. Além do trabalho contínuo de requalificação, estamos ampliando o número de alunos da rede e fazendo o melhor para garantir uma educação adequada a cada faixa etária, com ambiente estruturado e uma equipe preparada”, disse o secretário de Educação, Jean Afonso.

Foto: Roberto Fonseca

O presidente da Associação de Moradores da Baixa da Candeia, Portugal, falou sobre o que representa essa nova unidade. “Era uma vitória de todos nós. Agradecemos ao prefeito Joaquim Neto, a toda equipe da secretaria da educação e todos que abraçaram a causa. Conclamo a comunidade, aos pais, às mães a preservarem o local para que tudo fique tudo lindo como recebemos”.

Foto: Roberto Fonseca

Ana Carolina Reis, 18 anos, mãe de Ana Emanuele, 2 anos, é uma das mamães que aguardavam ansiosamente pela inauguração.  “A escola é maravilhosa, a equipe é muito boa e, agora, poderei voltar a estudar e trabalhar tranquila porque sei que minha filha está num lugar que eu confio”, contou

Confira mais fotos. Créditos: Roberto Fonseca