
Foto: Divulgação
A Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), tem atuado com diversas atividades dentro da “Campanha dos 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”. Nesta semana, foram promovidas rodas de conversa nos quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
A campanha é mundial, e tem o objetivo de promover debates, denunciar, prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas. No Brasil, acontece desde 2003 e tem duração de 21 dias, com início no dia 20 de novembro, quando se celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, e término no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Neste sentido, a campanha no Brasil cumpre um papel imprescindível, ao enfatizar a discriminação sofrida pelas mulheres negras.

Mulheres referenciadas no Cras de Nova Brasília participaram de roda de conversa, nesta quarta-feira (02). Foto: Divulgação
O ponto de partida da campanha, no município, foi em 25 de Novembro, data que celebra o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher. Mulheres assistidas pelo CRAM, participaram, na sede do órgão, de sessão de cinema, com o filme Enola Holmes, Dia de Beleza, distribuição de brindes e ensaio fotográfico. Para a realização das atividades, a organização o evento contou com valiosas parcerias: Salão Cantinho da Beleza, localizado em Santa Terezinha, fotógrafa Priscila Queiroz, e o Hotel Absolar, que disponibilizou o espaço para o ensaio fotográfico das mulheres.
Na sexta-feira (27), a campanha deu seguimento ao trabalho de conscientização com uma ação de panfletagem, no centro da cidade. Fechando as atividades, será realizada, na próxima segunda-feira (07), o Encontro de Homens, com a palestra “A Jornada do Dragão: O início de um novo caminho”, às 14h, no Teatro da Praça do Ceu, ministrada pelo Psicólogo, Especialista em Psicodrama, Psicólogo da Educação, Artista Plástico, ilustrador de livros e poeta, Samuel Costa, e no dia 9 de dezembro, às 14h, na Câmara de Vereadores, acontece o Fórum que vai apresentar as novas plataformas digitais no combate à violência contra a mulher, em Alagoinhas.