Campanha de vacinação contra a gripe começa na segunda-feira (23)

21 de abril de 2018, 13:25

A Prefeitura de Alagoinhas, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), inicia, na segunda-feira (23), a campanha de vacinação contra a gripe, com doses disponíveis em todas as unidades de saúde do município.

Neste primeiro momento, a Vigilância em Saúde comunicou que o público prioritário deve procurar o posto mais próximo para a vacinação. Fazem parte dos grupos de prioridade, segundo determinação do Ministério da Saúde, indivíduos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da rede de saúde (pública e privada), professores, indígenas, portadores de doenças crônicas, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

Para a vacinação, a SESAU solicita que a comunidade apresente cartão de vacina. No caso de puérperas, as mulheres deverão apresentar também documento que comprove o período do parto e portadores de doenças crônicas ou condições clínicas especiais precisam levar a prescrição médica. A Secretaria informou ainda que os pacientes que já fazem parte de algum programa de controle das doenças crônicas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) devem se dirigir à unidade em que estão cadastrados para receber a vacina ou buscar prescrição com antecedência.

A mobilização nacional de vacinação contra a gripe está marcada para o dia 12 de maio, quando a equipe técnica de Saúde deve oferecer atendimentos também no Calçadão.

A previsão é de que 34 mil pessoas sejam imunizadas em Alagoinhas até 1 de junho, quando se encerra a campanha.