Campanha Diversidade na Tela traz à tona discussões sobre representatividade e acolhimento na comunidade LGBTQIAP+

24 de setembro de 2021, 18:07

Divulgação SEMAS

Pesquisas apontam que a comunidade LGBTQIAP+ possui um índice três vezes maior de tentativas de suicídio do que a heterossexual. Diante dessa realidade, a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu a Campanha Diversidade na Tela, com enfoque no Setembro Amarelo.

A ação, que começou na segunda-feira (20), foi finalizada nesta sexta-feira (24), no Centro de Cultura, com a palestra A representatividade com enfoque na autoestima. Também rolou um bate-papo com modelos e modelas que participaram da Mostra Fotográfica, exposta durante toda a semana do evento, sobre experiências de superação e preconceito.

“A gente queria acolher a comunidade LGBTQIAP+ para dar lugar de fala e para que pudéssemos compartilhar nossas vivências e dificuldades, a fim de comprovarmos como os processos dos meios sociais prejudicam a nossa saúde mental”, declarou Luciana Santos Mendes, Coordenadora de Diversidade Social da SEMAS e mulher trans.

Segundo ela, outra finalidade da campanha foi proporcionar a quem não faz parte dessa comunidade, a oportunidade de vivenciar um pouco desse processo e das questões de representatividade. “Alcançamos um público com mais de 100 pessoas, então conseguimos mobilizar a sociedade civil, com feedbacks muito positivos”, continuou Luciana.

Divulgação SEMAS

Marcaram presença no encerramento do evento, soldados em formação do 4° Batalhão da Polícia Militar, junto com a Comandante Iara, o Comandante da Guarda Civil Municipal Salvador dos Santos, grupos de luta pelos Direitos da População LGBTQIAP+ e representantes do Conselho LGBTQIAP+.

Para a secretária da pasta, Ludmilla Fiscina, o resultado foi bastante satisfatório. “Tivemos muitos relatos de pessoas que estão com outro ponto de vista em relação à diversidade. Além disso, o que muito nos alegra, foram os depoimentos de pessoas da comunidade LGBTQIAP+, que disseram estar com a autoestima elevada e com a sensação de se sentirem inclusos em algo”.

Entre os dias 27 e 30 de Setembro, a Campanha Diversidade na Tela percorrerá as unidades do CRAS estabelecidas no município.

Fotos: Divulgação SEMAS