Cerca de 500 crianças da rede municipal de ensino visitam a Expo Alagoinhas nesta quinta-feira (1)

1 de novembro de 2018, 12:37

O dia de estudos começou fora da sala de aula para os alunos dos colégios Eraldo Tinoco, Isaias Figueiredo, Mario Laert, Professor Maurilio José do Espírito Santo, Nova Esperança e AABB Comunidade, que fizeram, nesta quinta-feira (1), uma visita à 21ª Expo Alagoinhas.

A iniciativa, que partiu de uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) e Secretaria de Agricultura (SEMAG), tem como objetivo incentivar o aprendizado também fora do ambiente das escolas.

“É um contato muito importante porque, além do aprendizado em sala de aula, poder vivenciar isso na prática agrega outros tipos de conhecimento. É um evento bem estruturado, bem organizado, com guias acompanhando os alunos. E é uma visita com explicação que tem o contexto didático envolvido. Trazer os alunos para um novo ambiente, para conhecer outras realidades, também é uma forma de incentivá-los e de fomentar o desenvolvimento intelectual, cognitivo, além da interação com outros estudantes”, afirmou o secretário de educação, Tácio Lobo, que acompanhou os estudantes.

No Parque de Exposições Miguel Fontes, onde está sendo realizado o evento, os alunos puderam conhecer de perto os animais da feira e as atividades do campo. Os estudantes participaram também de uma visita guiada à casa de farinha e à horta, onde assistiram a uma apresentação de José Linaldo, da União das Associações Comunitárias Rurais de Alagoinhas (UARA), sobre a tradição, a cultura, o plantio e os trabalhadores da “farinhada”.

Para a professora Gildete Brandão, que levou a campo 55 alunos da Escola Eraldo Tinoco, é uma experiência positiva. “É importante porque nós já trabalhamos alguns conteúdos, falamos sobre agricultura familiar, sobre os tipos de gado, e essa visita vai ampliar o conhecimento”, pontuou.

A diretora pedagógica da Secretaria de Educação, que também participou da visita à feira agropecuária, enfatizou que este tipo de iniciativa contribui para o fortalecimento de vínculos entre alunos, professores e a própria comunidade, agregando não apenas ao processo de aprendizagem, mas ao aspecto identitário e à formação cultural.

“É de suma importância para as crianças esse movimento de saírem da sala de aula para vivenciar outros espaços de aprendizagem. Em uma visita como esta, olhando os animais, aprendendo os tipos de raça, os cuidados com a horta, eles conseguem ver, na prática, aquilo que aprendem nos livros didáticos. É um momento de sair, de ver outros ares, de conhecer outras pessoas, de dialogar com estudantes de outras escolas. Temos aqui estudantes de 6 escolas, então eles estão em contato com outras crianças e isso é muito importante porque isso fortalece o vínculo da educação.
Somos uma rede e momentos como esse precisam ser fortalecidos para que a educação aconteça na sua integralidade, de modo que o sujeito perceba que educação não é apenas estar em sala de aula, mas também vivenciar os conhecimentos. A visita de hoje é muito produtiva, em termos de conhecimento e compartilhamento, mas também é fruto de uma atividade em equipe. Foi com apoio do pedagógico, do transporte e com a sensibilidade do secretário que conseguimos tirar as crianças da sala de aula”, ressaltou Keite Lima.

No total, aproximadamente 500 alunos da rede municipal devem passar pela Expo Alagoinhas nesta quinta-feira (1). A SEDUC informou que, este ano, foram priorizadas as escolas que não participaram do evento no ano passado e que a intenção é contemplar o maior número de unidades possíveis com a visita guiada pelo Parque de Exposições.

A partir das 14h, alunos das escolas Paulo Freire, Roberto Santos e Pedro Furtado também devem se deslocar ao Parque de Exposições para conhecer a Expo Alagoinhas. Eles devem fazer um “tour” pelo espaço dos animais e, em seguida, seguem para a visita guiada do turno vespertino.

Confira o álbum de fotos:
SEMAG - EXPO II