Com apoio da Prefeitura, 1ª turma do curso de Técnico em Vendas campus Alagoinhas cola grau no IF Baiano

31 de maio de 2019, 15:53

Alunos da 1ª turma do curso de Técnico em Vendas campus Alagoinhas se formaram nesta quinta-feira (30), após 3 semestres de estudos, pesquisas, aulas e metodologias aplicadas à distância (EAD) por profissionais do Instituto Federal Baiano (IF Baiano).

Foto: Roberto Fonseca

No auditório do IF Baiano campus Alagoinhas, os formandos registraram simbolicamente o momento em que receberam a outorga do grau de técnico em vendas pela instituição, representada, no local, por uma mesa formada pelo Pró-Reitor Ariomar Rodrigues dos Santos, pelo diretor Tony Ravani, por Renato Mascarenhas, diretor geral do campus, Cecília Bezerra, coordenadora do curso, Jean Afonso, secretário municipal de educação, Gisele Rocha, secretária de registros acadêmicos e Fabrício Faro, coordenador do curso EAD campus Alagoinhas.

Foto: Roberto Fonseca

A qualificação é oferecida por meio de uma cooperação técnica entre Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), e Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Baiano e os objetivos principais, segundo a equipe técnica da SEDUC, são proporcionar qualificação técnica, incentivar à profissionalização e possibilitar o desenvolvimento do aluno no próprio território por um instituto federal nacionalmente reconhecido.

“A equipe do IF Baiano fez um estudo de demandas, antes de oferecer efetivamente o curso, para entender, verificar e constatar quais eram as principais qualificações a nível técnico que poderiam ser oferecidas no campus Alagoinhas. O que se constatou foi que a questão do comércio local era muito forte, então o curso de técnico em vendas surgiu também a partir disso”, pontuou a coordenadora Elinete Alves de Jesus, da Secretaria Municipal de Educação, que foi homenageada pelos alunos durante a solenidade.

Foto: Roberto Fonseca

Para Gil Emerson de Jesus, de 25 anos, o curso abriu novos horizontes e possibilidades de aprendizado. “Aprendi a me virar no mundo. O mercado de trabalho requer qualificação e aqui eu tive a oportunidade de adquirir a bagagem necessária para enfrentar esse mercado. Agora é só almejar coisas melhores”, comentou o formando.

Foto: Roberto Fonseca

Para Janaína Teixeira, de 36 anos, 2 fatores foram decisivos na opção pelo curso: o reconhecimento da instituição e a especificidade do comércio local. “Busquei o curso pelo fato de se tratar de uma instituição renomada e também porque a cidade tem um amplo comércio. Além disso, o fato de ser à distância facilita. É uma bagagem muito boa. Aprendemos muito. É um curso realmente voltado à área de vendas”, relatou.

O secretário de educação, Jean Afonso, ressaltou a importância da formação continuada, dos cursos à distância, do aprimoramento técnico e do investimento em educação. O gestor da pasta citou Albert Einstein, apontando que “a mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original” e reiterou o compromisso do município e a parceria com o IF Baiano no que se refere à qualificação profissional.

Foto: Roberto Fonseca

A Secretaria Municipal de Educação informou que a parceria continua, com cursos de “secretaria escolar” e “didática e multimeios” previstos para o próximo semestre. A SEDUC salientou ainda a relevância dos projetos e atividades na área de Educação à Distância (EaD), que possibilitam, de acordo com a secretaria, a interiorização do conhecimento e o acesso à educação para os munícipes e habitantes não apenas de Alagoinhas, mas também das regiões circunvizinhas.