Com apoio da Prefeitura, tradicional Festa de Nossa Senhora da Guia atrai grande público e movimenta o distrito

17 de fevereiro de 2020, 18:07

O movimento foi intenso no último domingo (16), em Riacho da Guia, quando fiéis de toda a região participaram da missa solene em homenagem à Nossa Senhora da Guia, de onde seguiram em procissão.

Organizada pela própria paróquia, com o apoio do poder público municipal e do vereador Noberto Alves, a tradicional festa, iniciada no dia 7 de fevereiro, contou com uma programação extensa de celebrações, com apresentações de corais e envolvimento da comunidade, dos povoados e de moradores de toda a região. “É muito bonito. Eu moro aqui e não perco um dia. Tem muita gente […]. A gente caminha, vai para as comunidades e as comunidades vêm todas para cá”, disse a moradora Maísa Santos de Jesus, de 75 anos, que relatou participar religiosamente todos os anos da procissão.

O prefeito Joaquim Neto também esteve no distrito e participou do festejo tradicional. Segundo a vice-prefeita e secretária municipal de cultura, esporte e turismo, Iraci Gama, que esteve junto ao Chefe do Executivo Municipal no último domingo, além do espectro religioso, da celebração que se sucede ano a ano com total envolvimento da comunidade, a Festa em louvor à Nossa Senhora da Guia é também um importante registro histórico, cultural, que fortalece os laços entre moradores unidos na preparação dos detalhes e movimenta toda a região durante quase 10 dias consecutivos. Iraci Gama ressaltou que a imagem de Nossa Senhora da Guia teria chegado ao Brasil junto com a imagem de Nosso Senhor do Bonfim, em 1745, e que as celebrações em homenagem à santa fazem parte do calendário religioso do distrito.

Com o encerramento da missa solene, fiéis e devotos caminharam em procissão, entoaram cânticos e prestaram homenagens à santa.

Confira as imagens:

Foto: Divulgação/SECOM