Com incentivo da Prefeitura, esporte amador é fortalecido com final da Copa Rural Antônio Pena

19 de setembro de 2023, 07:33

A grande final da Copa Rural Antônio Pena da comunidade da Calu reuniu centenas de pessoas, fechando um dos mais tradicionais eventos esportivos do município, no último domingo (17). Dois times se enfrentaram no campo Calu x Rio Branco, onde o primeiro levou a melhor.

A disputa foi acirrada, e a participação popular surpreendeu. A comunidade vibrou a cada lance, e a Calu levou a melhor sobre o Rio Branco, consagrando-se campeã e permanecendo o título na localidade. A secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Iraci Gama, que acompanhou de perto a partida, ressaltou a importância da valorização do esporte amador no município.

“Essa copa, que é uma homenagem a Antônio Pena, uma figura excepcional que Alagoinhas e o Brasil respeita por ser uma pessoa que dedicou a vida como empresário o escolheu o futebol como esporte, é um evento muito forte, e ele precisa continuar sendo valorizado. Esse aqui é um exemplo do incentivo que a Prefeitura vem dando aos esportes na cidade, mas não é só o futebol de campo que precisa de apoio e por isso que a Secretaria começou a realizar muitos outros eventos, como o Cicloturismo, que também aconteceu esse final de semana. Temos o Marathon, as corridas, tivemos a equipe que foi daqui para Jacobina, ou seja, uma série de atividades todas realizadas ao longo do ano e fomentadas pela prefeitura”, afirmou.

Realizado com suporte da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), o campeonato reuniu equipes de diversas comunidades de Alagoinhas. “Ficamos maravilhados em ver essa quantidade de pessoas em uma final de campeonato da comunidade. Foi um campeonato bonito e, na reta final, uma grande partida de times que fizeram uma boa campanha. Ficamos muito felizes. Quero agradecer primeiro a Deus, e também ao nosso prefeito Joaquim Neto, pelo empenho e apoio que tem dado ao esporte, e à professora Iraci Gama. Temos sorte de ter um prefeito apaixonado pelo esporte amador. A prova disso foi o Atlético bicampeão baiano e no esporte amador não é diferente”, afirmou o organizador Xaxa Barretão.

Segundo a SECET, a iniciativa faz parte do reconhecimento do esporte pela gestão municipal, que tem investido cada vez mais no esporte, apostado na promoção de atividades coletivas com práticas esportivas nas comunidades, incentivando o esporte amador junto às ligas de bairro e trazido melhorias aos equipamentos públicos de esporte e lazer no município.

Confira as fotos:

Foto: Roberto Fonseca / SECOM