Com shows de artistas locais, festejo da padroeira movimenta Riacho da Guia no final de semana

18 de fevereiro de 2019, 16:46

Depois de levar o público ao agito total madrugada adentro, com shows de “Luanzinho Moraes”, “Samba no Grau” e “Rafa”, na última sexta-feira (15), o distrito de Riacho da Guia continuou com animação a todo vapor e muita festa.

No sábado (16), foi a vez das bandas locais “Turma do Bid”, “Caffé Pitta” e “Vira e Mexe” convocarem o público para a dança.

Foto: Roberto Fonseca

A primeira banda a subir ao palco foi “Turma do Bid”, que embalou os hits do pagode, a partir das 22h. “Caffé Pitta”, que chegou em seguida, trouxe um repertório diversificado, do arrocha ao axé, com direito a muita dança no palco e na pista.

“É sempre um prazer cantar pra vocês, porque não tem coisa melhor do que a gente tocar na nossa própria terra, na nossa própria cidade. Quando a gente é bem recebido,como eu fui aqui, dessa e de outras vezes, fica muito fácil a gente desenvolver um bom trabalho, porque a receptividade das pessoas impulsiona a gente”, afirmou Claudia Pitta, vocalista da banda.

Foto: Roberto Fonseca

Na praça pública do distrito, onde foram realizados os shows, o público abraçou a iniciativa.

Com visitantes dos povoados vizinhos, o festejo permaneceu até as 4h, ao som da banda “Vira e Mexe”.

“Venho direto, toda vez que tem festa. Estou gostando. Tem gente que vende as coisas, consegue um dinheiro extra e tem o povo se divertindo. O Riacho vira ponto de encontro de todo mundo, então é muito bom”, disse Jéssica dos Santos, de Fazenda Aldeia, que foi ao distrito para curtir a festa da padroeira.

Foto: Roberto Fonseca

Larisse dos Santos, de Inhambupe, também não perdeu a oportunidade de aproveitar os shows gratuitos. “Estou adorando a programação. Todas as festas daqui, venho. É importante porque a população gosta, é uma forma das pessoas de outras áreas virem se divertir também, porque, onde a gente mora, não tem muita festa. Então é uma forma das outras comunidades virem se divertir”, pontuou.

Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), além de uma festa tradicional, que faz parte do calendário de manifestações culturais da cidade, a celebração de Nossa Senhora da Guia movimenta a economia local, com visitantes de povoados e cidades próximas. “A festa traz toda a comunidade do distrito e dos municípios vizinhos, com muito entusiasmo, muito gosto. É gente que não acaba mais. Há também a questão do turismo religioso, ligado diretamente ao calendário de acontecimentos religiosos, que hoje é também uma intenção da secretaria”, afirmou a vice-prefeita e secretária da pasta de Cultura, Iraci Gama.

Foto: Roberto Fonseca

Embora os shows tenham se encerrado na madrugada de sábado para domingo, entretanto, o festejo continua no circuito religioso, com programação a semana toda no distrito.

Estão previstas celebrações religiosas, apresentações de corais e participação das comunidades até domingo (24), na igreja, quando uma procissão com a imagem de Nossa Senhora da Guia finaliza os festejos tradicionais deste ano.

Confira a programação:

24/02 (domingo)

16h: Missa campal
Comunidades responsáveis pela liturgia: Riacho da Guia e Santa Terezinha
19h: Procissão com a imagem de Nossa Senhora da Guia, finalizando com a bênção do Santíssimo