Muitos sorrisos e olhos brilhantes de alegria estampavam o rosto de centenas de crianças no primeiro dia do Mundo Encantado dos CRAS, realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), na tarde desta segunda-feira (10), na Praça do CEU. A ação se repetirá na terça (11), em Riacho da Guia; quinta (13), em Boa União; e sexta (14), em Nova Brasília.
Só na Praça do CEU, 1.200 brinquedos foram entregues, complementando a alegria dos pequenos, envoltos em meio às brincadeiras com palhaço, pinturas no rosto, infláveis e pula-pula. Também não faltou algodão doce, pipoca e lanches diversos, aumentando a energia da criançada presente, como Jenifer Louane, que tem 9 anos de idade e estuda na Escola Municipal Eraldo Tinoco. Ela contou que adorou encontrar as colegas de sala no evento “e estamos nos divertindo muito mesmo! Nunca vivi uma emoção com essa de hoje”.
O secretário de Assistência Social Rui Costa Brito falou que a grande adesão da comunidade, “que compareceu em peso ao evento, é uma resposta ao trabalho sério que a Prefeitura de Alagoinhas vem realizando, por meio da SEMAS, ao longo desses anos, com a qualidade dos serviços, dos brinquedos e da alimentação. São ações que integram a comunidade, que trazem respeito e direito social às crianças e aos adolescentes que aqui estão, para garantir que tenham uma Semana da Criança feliz, em que todos possam usufruir daquilo que é de Direito”.
A senhora Maria José integra o grupo de convivência e sempre participa das atividades promovidas no CRAS. Ela disse que o Centro de Referência “é um espaço para a família, que nos une e anima. Hoje eu trouxe comigo a minha neta, que tem 10 anos, e a minha bisneta de 05”.
A Diretora de Inclusão e Promoção Social da SEMAS Leydiane Rocha disse que “o próprio Estatuto da Criança e do Adolescente prioriza os menores e é isso o que estamos fazendo aqui, com muita dedicação. A gente tem também o serviço de convivência, que acontece em todos os CRAS para fortalecer os vínculo familiares, e o Programa Criança Feliz, voltado para os pequenos que possuem até seis anos de idade”.
A coordenadora do Criança Feliz, Gabriela Carvalho, salientou que o Mundo Encantado dos CRAS “é como se fosse o ápice de tudo isso e a gente vê aqui muitas famílias que acompanhamos durante todo o ano, o que nos traz muita alegria. É um momento de descontração, em que essas crianças em vulnerabilidade social estão tendo um momento de lazer, com toda essa magia, levando também seu brinquedo para casa”.
“Eu estou emocionado por estar vivenciando esse momento, com a alegria estampada na cara das crianças da nossa comunidade”, disse o presidente da Associação de Moradores de Santa Terezinha, Fábio Moraes. “Enquanto líder comunitário, só tenho a agradecer a toda a administração municipal por fazer um evento desse porte para as crianças da periferia”.
“Em nome da Prefeitura, quero agradecer a confiança de cada um de vocês. Essa é a resposta da credibilidade e da qualidade do que a SEMAS tem feito pela população”, concluiu o secretário da pasta, Rui Costa Brito.
Fotos: Roberto Fonseca