29 de maio de 2024, 17:06

Começa nos dias 07 e 08 de junho a execução do Programa de Redução de Filas – Etapa Cirurgia de Varizes, a partir das 07h na Policlínica Municipal. Para ter acesso ao serviço, é necessário se deslocar até a Unidade de Saúde da Família mais próxima a sua residência e realizar o cadastramento.

Os procedimentos iniciaram com os agentes comunitários fazendo a busca ativa no território, seguindo os critérios pré-estabelecidos de pacientes elegíveis. Logo após, esses pacientes serão encaminhados para a unidade de saúde para passar pela triagem e realizar o cadastro. Já nos dias 07 e 08 de junho ocorrerá o procedimento na Policlínica Municipal.

“Estes pacientes deverão procurar a unidade de saúde mais próxima a sua residência para passar pela triagem com o enfermeiro. Após o cadastro serão agendados para avaliação com angiologista, e mediante a avaliação poderão ser encaminhados para realização do tratamento”, explica a diretora da Atenção Básica, Maria Eliana Teles.

Serão beneficiados os pacientes que possuam varizes calibrosas e sintomáticas (com sensação de peso nas pernas ou inchaço). Vale ressaltar que os pequenos vasos que incomodam pela questão estética não serão submetidos ao tratamento, assim como pacientes reumatológicos, com pressão alta, histórico de trombose ou em tratamento oncológico.
A Prefeitura também fará a doação das meias elásticas utilizadas para auxiliar no tratamento.