Instagram
Facebook
YouTube

Conscientização e cuidados: Prefeitura promove Dia D do Diabetes em Alagoinhas


15 de novembro de 2024, 07:48

Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, a Prefeitura de Alagoinhas promoveu nesta quinta-feira (14) o Dia D do Diabetes, para atender a população com ações de prevenção, conscientização e controle da doença. A iniciativa da Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Atenção Integral aos Diabéticos e Hipertensos, foi realizada na Policlínica Municipal e ofereceu aos pacientes atendimento de médicos clínicos gerais e endocrinologistas, enfermeiros, nutricionistas e dentistas, além da realização de eletrocardiograma e teste rápido de glicemia.

Gesler Casaes, coordenador do programa, explica que este é o segundo ano em que a ação é realizada e que foi aberto à participação do público em geral, sem necessidade de encaminhamentos das unidades de saúde. “Desde 1991, o da 14 de novembro foi estipulado como Dia Mundial do Diabetes e nós  promovemos esse momento que a comunidade abraça e  nosso intuito nesse dia é justamente trazer todo o cuidado e acolhimento. Toda a nossa rede de saúde, ela está pronta, está unida justamente para a gente poder acolher essa população”, afirma Gesler.

Entre os serviços oferecidos, houve também o Momento Zen, em que uma psicóloga vai conduzir uma experiência de relaxamento, para que os pacientes fique mais à vontade e diminuam o stress do cotidiano. Em torno de 300 pessoas foram atendidas do Dia D.

Maria José Santos foi uma dos participantes da ação. Ela, que trabalha como empregada doméstica e mora no Centro de Alagoinhas, contou que já convive há anos com o diabetes. “Eu achei ótimo esse encontro hoje, porque eu já sei que é muito importante cuidar da saúde quando se tem diabetes”, avaliou Maria José.

O presidente da Associação dos Diabéticos de Alagoinhas, José Santana, reconheceu a importância da iniciativa. “A gente agradece pela ação que está sendo feita pela Prefeitura e também parabeniza a equipe que esta à frente do programa de atenção aos diabéticos”, afirmou.

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.
Pular para o conteúdo