Das nove câmaras do Conselho Municipal de Política Cultural de Alagoinhas, oito já possuem seus representantes eleitos. A votação, por segmentos, começou na última segunda-feira (21), e foi encerrada nesta quarta (24), com Comunicação, Artes Cênicas e Artesanato. A última categoria ainda está sem representante por falta de quórum.
O Conselho Municipal de Cultura faz parte da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. Uma de suas atribuições é decidir a respeito dos recursos do Fundo de Cultura e fomentar a produção artística no município.
“Alagoinhas é uma cidade que revela, para o estado e para o Brasil, grandes atores. Ter representação no Conselho é a possibilidade da gente trocar, propor, construir e reconstruir projetos na área do teatro”, declarou a diretora teatral Onisajé, que marcou presença na Biblioteca Maria Feijó para participar da votação. A classe de Artes Cênicas chegou a um consenso, ao escolher o nome do ator Nando Zâmbia.
O radialista Reinaldo Silva é o novo representante da Comunicação. “Iremos lutar pela nossa categoria, sempre em busca dos nossos direitos”, disse. Na suplência, foi eleito o apresentador Rayner Freitas, que declarou defender a democratização da Comunicação “e contribuir para uma imprensa mais livre e forte”.
No dia 09 de março acontecerá a primeira reunião do Conselho de Cultura, com os novos representantes. No encontro, será definida a data da eleição do(a) novo(a) presidente da entidade, assim como do(a) secretário (a) e vice-presidente. Na oportunidade, a gestão municipal deve indicar os nomes dos representantes do poder público.
Conheça os novos conselheiros de cultura de Alagoinhas:
Artes Cênicas: Nando Zâmbia
Música: Danilo Sampaio
Patrimônio Material e Imaterial: Camila Santos
Comunicação: Reinaldo Silva
Artes Visuais: Carlos Dorea
Literatura: Noêmia Alves
Culturas Identitárias: Joaquim ibadê
Produção Cultural: Karlinhos Zambê
Artesanato: Em aberto