Conselho Tutelar 2 ganha nova sede, mais acolhedora e confortável

1 de novembro de 2022, 19:06

Foto: Roberto Fonseca

Na manhã desta terça-feira, 1° de novembro, a gestão Joaquim Neto reinaugurou a sede do Conselho Tutelar 2, agora localizada na Rua Thompson Flores, no Silva Jardim. As novas instalações possuem uma funcionalidade bastante importante para a garantia de Direitos dos menores do Município, uma vez que o órgão tem como carro-chefe a defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Fizeram-se presentes na solenidade, a primeira-dama e deputada eleita Ludmilla Fiscina, representando o prefeito Joaquim Neto; o secretário de Assistência Social Rui Costa Brito; os vereadores Márcio da Cavada e Raimunda Florencio; o Coordenador do Colegiado 2, Tony Clay e demais Conselheiros.

Foto: Roberto Fonseca

Ex-secretária de Assistência Social, Ludmilla Fiscina frisou a relevância do momento, rendendo homenagens aos colaboradores da SEMAS. “Vocês são especiais e fazem a diferença! Não me canso de falar. Fico sem palavras pelo emprenho de toda essa equipe”. A primeira-dama ainda reforçou o papel dos Conselheiros Tutelares na defesa dos Direitos das crianças e dos adolescentes. “Vocês abraçam esse compromisso e o fazem de maneira diferenciada”.

Sobre a nova sede, Ludmilla comentou ser mais bonita, compacta e acessível. “Rui, com a sua equipe, vai observando a melhor estratégia para atender a nossa comunidade de maneira acolhedora. A palavra continua sendo gratidão!”.

Foto: Roberto Fonseca

De acordo com o atual secretário da pasta, Rui Costa Brito, Alagoinhas investe 1 milhão e 100 mil reais por ano somente na manutenção dos Conselhos Tutelares. “É uma política custeada com recursos próprios. Faço um apelo aos vereadores para quando forem alocar emendas, lembrarem da necessidade de fortalecer a política de proteção para crianças e adolescentes no município”.

Ele explicou que a transferência da sede do Conselho Tutelar 2 ocorreu após um diálogo com os conselheiros. “O mapa sócio-assistencial determinava algumas áreas com ausência de cobertura da proteção social. Alagoinhas não tem um CRAS novo há cerca de 9 anos e o Mangalô é uma grande área onde se apresentam diversas vulnerabilidades. O espaço do Conselho, lá, era enorme e poderia ser melhor aproveitado. Agradecemos pela compreensão e pelo abraço imediato à nossa proposta”, disse, referindo-se à nova unidade do CRAS que o município ganhará, ainda esse mês. Ela será instalada na antiga sede do Conselho Tutelar 2.

Foto: Roberto Fonseca

“Os Conselheiros Tutelares são os guardiões do Estatuto da Criança e do Adolescente” enfatizou o secretário de Assistência Social, lembrando que as políticas públicas só se efetivam com investimentos e responsabilidade, “o que a gestão Joaquim Neto tem de sobra!”.

Rui anunciou que, em 2023, o Conselho Tutelar 1 também ganhará uma nova sede.

Foto: Roberto Fonseca

O coordenador do Conselho Tutelar 2, Tony Clay, declarou que há 15 anos jamais se imaginava que o Conselho Tutelar “teria a estrutura de hoje. É a realização de um sonho e fico muito feliz em saber que não estamos sonhando sozinhos! O sonho só tem seu significado quando é sonhado em grupo. Quando se sonha sozinho é um sonho egoísta. Somos militantes da criança e do adolescente!”.

Tony rememorou os dias de choro e as noites perdidas. Para ele, ser um Conselheiro Tutelar é assumir uma missão. “Quando a gente vê uma criança sorrir e uma família reestabelecida, a gente entende o nosso chamado”.

Foto: Roberto Fonseca

A conselheira Cristimare Mendes falou que a nova sede está de portas abertas para a comunidade. “Ver uma criança em sofrimento é ver uma família em sofrimento. Sem uma família estruturada, fortalecida e com amor, o Conselho não caminha”.

Integrante do Conselho Tutelar 1, Ramon Adriel mencionou que as melhorias conquistadas são um legado da SEMAS durante o Governo Joaquim Neto e que “investir em criança e adolescente é mais do que necessário para alcançarmos um mundo melhor”.

Foto: Roberto Fonseca

A coordenadora de Proteção à Criança e ao Adolescente da SEMAS, Rita de Cassia Cerqueira, ressaltou que “nossas crianças e adolescentes precisam de um espaço como esse, alegre e acolhedor, onde se venha a desenvolver um bom trabalho para a comunidade”.

Já o diretor de Direitos Humanos e Combate ao Racismo Estrutural da SEMAS Edlan Santos disse que “agora estamos mais próximos daqueles que estão em vulnerabilidade, o que é o nosso papel enquanto Secretaria. Esse compromisso está sendo resgatado hoje com a reinauguração desse espaço, mais acolhedor, que poderá atender as famílias e as crianças que vão adentrar esse lugar em busca da garantia de seus Direitos, dando também melhores condições de trabalho para os nossos Conselheiros, resgatando e fortalecendo a nossa rede de proteção”.

A Escola de Pais, entidade sem fins lucrativos ou vínculos religiosos, que visa o fortalecimento das famílias, marcou presença na reinauguração. A voluntária Valdete da Silva Lima parabenizou a Prefeitura pela ação. “Já atuamos em Alagoinhas há 21 anos, por meio de palestras e círculos de debate. Estamos, cada vez mais, próximos do Conselho Tutelar, da SEMAS e da SEDUC.

Fotos: Roberto Fonseca