Construção de creche na Baixa da Candeia vai gerar mais 120 novas vagas

21 de setembro de 2018, 17:22

A prefeitura segue investindo em Educação e retomando obras que foram paralisadas pela gestão anterior. Na noite desta quinta-feira (20), o prefeito Joaquim Neto assinou a ordem de serviço para retomada das obras da creche do Bairro Baixa da Candeia, onde serão oferecidas 120 vagas para crianças de 0 a 5 anos. Paralisadas desde 2015, para a realização das obras, uma nova empresa foi licitada, e a unidade será entregue para os moradores nos próximos meses.

A creche vai seguir o padrão do Programa do Governo Federal Pró-infância, tipo C e irá dispor de toda estrutura sócioeducativa, espaço para lazer e alimentação para as crianças desenvolvida por nutricionista. Todos os móveis e demais itens necessários para o funcionamento da creche já foram adquiridos antes do término da obra. Os recursos são do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com contrapartida da prefeitura municipal no valor de R$400 mil.

Presente na solenidade, o presidente da Associação de Moradores da Baixa da Candeia, Portugal, ressaltou a importância do novo equipamento para a comunidade. “Ao longo destes últimos, as mães da nossa comunidade têm aguardando com muita esperança o termino desta obra. Até o momento, elas só puderam contar com uma creche improvisada numa igreja do bairro, mas agora, teremos a infraestrutura para facilitar a vida das mães que precisam trabalhar e para que as crianças recebam as orientações corretas”, comemorou.

O secretário de Educação, Fabrício Faro, destacou o esforço da administração municipal na busca de recursos para a conclusão da creche. “O convênio para a obra só foi possível graças ao zelo com o dinheiro público, possibilitando a contrapartida necessária do município, e assim ampliarmos os cuidados com a educação de nossas crianças”.

O prefeito Joaquim Neto lembrou que, ao assumir o município, investiu em modernização e na construção de obras estruturantes que pudessem garantir melhoria de vida para os moradores. “A primeira obra inaugurada no meu mandato foi a quadra poliesportiva da Baixa da Candeia, quatro meses depois que assumi, e agora estamos de volta para retomada desta creche, trazendo mais um importante benefício para as famílias do bairro”, afirmou o prefeito.

Na oportunidade, Joaquim Neto anunciou a assinatura, na próxima quinta-feira da ordem de serviço para a retomada da construção de outra creche no município. “Na próxima quinta-feira, dia 27, estaremos assinando outra ordem de serviço para retomada da construção da creche da Alagoinhas IV, outra obra paralisada há anos”.

Em um ano e oito meses da atual gestão, a prefeitura já contabiliza cinco obras de construção de creches em andamento, que beneficiarão as comunidades do Urupiara, Barreiro, Jardim Petrolar, Alagoinhas IV e Baixa da Candeia. Juntas, as cinco unidades criarão mais de mil novas vagas para a Educação Infantil no município.

CONFIRA GALERIA DE FOTOS:

Ordem de Serviço da Creche da Baixa da Candeia.