Construtora chega a Alagoinhas trazendo investimento inicial de R$300 milhões e 500 empregos diretos

5 de julho de 2023, 10:42

Uma nova empresa do setor de construção civil se estabelece em Alagoinhas, fortalecendo um ramo que gera muitos dividendos para a cidade. A VCA Construtora, originária de Vitória da Conquista, inaugurou seu stand de vendas na noite desta terça-feira (04) e apresentou o primeiro dos empreendimentos que planeja construir na cidade. A empresa já desenvolve atividades em Guanambi, Barra Grande e Barreiras, na Bahia, e está expandindo sua atuação para Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Na primeira etapa de atividade da VCA em Alagoinhas serão construídos três condomínios, em que serão investidos R$300 milhões, com previsão de geração de 500 empregos diretos. As obras do primeiro empreendimento, com 500 casas, já se iniciam de imediato, com entrega programada para daqui a 27 meses. Haverá outras duas etapas, cujos projetos incluem um bairro planejado e mais quatro empreendimentos adjacentes.

Clécio Pereira, land hunter responsável pela diretoria de expansão da VCA, destacou a satisfação da empresa em chegar à cidade e ser um vetor de crescimento local. Segundo ele, será assinado um termo de compromisso da empresa com a prefeitura para uma jornada de 15 anos de investimentos. “Nós queremos trazer algo que faça sentido para a comunidade, tendo compromisso com mobilidade urbana, impacto ambiental, geração de empregos e com um produto que traga dignidade e felicidade aos clientes”, descreve Clécio.

Jardel Couto, CEO da VCA, explica que a empresa trabalha com o conceito de casa inteligente, com foco na necessidade do cliente, agregando uma oferta de recursos tecnológicos, lazer, entretenimento e mobilidade, num conceito moderno e atual. “Queremos que o morador tenha orgulho de onde mora. Entendemos que não se trata apenas de concreto, mas de pessoas, de vidas, portanto de um ambiente que tem que ser muito agradável”, salienta Jardel.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Bruno Fagundes, quando o setor imobiliário se desenvolve leva com ele outros segmentos, como o de varejo, de serviços e empresarial, resultando em aquecimento econômico e de oferta de empregos. O secretário informa que o setor imobiliário é o terceiro que mais emprega em Alagoinhas.  “A chegada de novas empresas demonstra que Alagoinhas é um solo fértil para investimentos e que, sob a batuta do prefeito Joaquim Neto, estamos trilhando o caminho certo, com uma política de atração de investimentos eficiente, promovendo a desburocratização para abertura de empresas e promoção de novos empregos. Isso é atestado pelos dados do CAGED, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, e pelos dados do portal de empresas do Governo Federal”, avalia Bruno.

O vice-prefeito Roberto Torres, que representou o prefeito no evento, destacou a satisfação da gestão com a chegada da construtora à cidade: “Não tenho dúvidas que será um sucesso a atuação da VCA em Alagoinhas, que traz um investimento expressivo, especialmente pela movimentação da economia e pela geração de empregos, o que beneficiará a todos.” O secretário de Governo, João Rabelo, também esteve presente no evento, representando a gestão e dando as boas-vindas aos executivos ao novo empreendimento da cidade.

Satisfeito com o prognóstico dos resultados do ramo imobiliário na cidade, o presidente do Sicomércio de Alagoinhas, Benedito Vieira, afirma que “a construção civil, tradicionalmente, é um dos maiores geradores de emprego e presenciar a expansão da construção civil em nossa cidade é muito importante para a força empresarial. Certamente, veremos nas próximas pesquisas a indicação do crescimento do número de empregos em Alagoinhas.”

Fotos: Rogenis Dias