Com louvor, missa solene e procissão com Santíssimo Sacramento, Alagoinhas virou palco de uma das mais importantes celebrações católicas: Corpus Christi, nesta quinta-feira (30), data que celebra o Sacramento da Eucaristia e o Corpo de Cristo, representado pelo pão e vinho.
A programação começou logo cedo, com os tapetes -que representam a acolhida de Jesus em Jerusalém- feitos pela comunidade, seguido de uma missa festiva realizada na frente da igreja inacabada de Alagoinhas Velha. Na sequência, foi a vez da procissão até a Igreja de São Francisco.
O prefeito Joaquim Neto, que se fez presente durante a celebração, enalteceu o momento. “Esse é um dos momentos mais importantes para os católicos em todo o Brasil e em Alagoinhas não poderia ser diferente, mantendo a tradição de enfeitar as ruas para a passagem do Corpo de Cristo com os tapetes, a consagração da fé com a missa e, fechando com chave de ouro, a procissão abençoando as ruas da nossa cidade”.
Para o bispo Francisco Vidal, esse é um momento de renovação da fé. “Essa é uma solenidade do corpo e sangue de Cristo muito importante para a comunidade e aqui estamos com grande concentração de todas as paróquias de Alagoinhas para receber a benção solene de Jesus Eucarístico”, disse o sacerdote.
Corpus Christi significa, em latim, corpo de Cristo. É uma data móvel celebrada pela Igreja Católica sempre 60 dias depois do domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Na tradição católica, esta quinta-feira é considerada o dia no qual Jesus Cristo instituiu o sacramento da eucaristia.
Confira as imagens:
Foto: SECOM