COVID-19: Prefeitura segue protocolos para o diagnóstico de pacientes; todos os óbitos e casos confirmados são atualizados em sistema do LACEN

15 de maio de 2020, 18:14

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), informa que o diagnóstico de pacientes – assim como o registro dos casos confirmados de coronavírus na cidade – são realizados e divulgados sem identificação nominal, de forma responsável, após checagem no sistema do Laboratório Central de Saúde Pública – onde constam os casos positivados – e validação do Núcleo Regional da Macrorregião Nordeste.

De acordo com as equipes de saúde, as coletas de amostras para investigação da Vigilância podem ser realizadas tanto em vida quanto post mortem, no serviço de saúde, contanto que obedeçam aos protocolos, procedimentos de biossegurança e recomendações estabelecidas na Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA nº 04/2020.

No que se refere ao 1° óbito registrado na cidade, a Secretaria de Saúde esclarece que a paciente, de 102 anos, que teve amostra coletada em vida, no Hospital Regional Dantas Bião, onde permanecia internada, faleceu no domingo (10), antes da emissão do laudo laboratorial. O caso foi confirmado, portanto, após o óbito, no dia 13 de maio de 2020, quando foi informado o resultado do laboratório.

Como a paciente residia em uma instituição de longa permanência, todos os idosos e funcionários do local foram abordados pela Vigilância Epidemiológica e realizaram o teste rápido. Nenhum deles apresentou resultado positivo, e a secretaria comunicou ainda que, com foco em excluir qualquer inconstância, todos tiveram amostras colhidas também para o PCR, que é o “padrão ouro para a identificação viral” do coronavírus. Eles seguem monitorados pelas equipes.

Novos encaminhamentos
A equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) esteve reunida, nesta sexta-feira (15), com representantes do Conselho Municipal do Idoso e membros do Ministério Público para discutir encaminhamentos e medidas preventivas voltadas principalmente ao público mais vulnerável, de pessoas acima de 60 anos. De acordo com a SESAU, um plano de atuação nos lares de idosos será desenvolvido em Alagoinhas com foco em reduzir os riscos de contágio desses idosos frente à pandemia.