Cuidado ambiental e economia: Prefeitura inaugura primeiro Ecoponto de Alagoinhas

16 de fevereiro de 2023, 13:23

A Prefeitura de Alagoinhas, por  meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA), entregou nessa quinta-feira (16) o primeiro Ecoponto da cidade, localizado na Central de Abastecimento.

O equipamento dará à população a oportunidade de fazer o descarte adequado de lixo reciclável e, em troca, receber descontos na conta de energia. Isso contribui com a coleta seletiva no município e com preservação do meio ambiente. “Um ecoponto ajuda na redução de custos do município com a coleta de lixo tradicional, feita de porta em porta, que é muito dispendiosa. Também aumenta a durabilidade da célula de aterro sanitário. O dinheiro que se economiza nessas atividades pode ser investido em educação ambiental, saúde e assistência social, beneficiando a população”, completa o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Bruno Fagundes.

A nova instalação é resultado de um convênio da prefeitura com a Neoenergia Coelba, cuja parceria já acontece no Programa de Eficiência Energética. A empresa ficará responsável pela operacionalização e manutenção do espaço.

Para se cadastrar, o usuário deve apresentar uma fatura da conta de energia e um documento de identificação. Logo em seguida ele já pode fazer o descarte do lixo separado. O supervisor de eficiência energética da Neoenergia Coelba, Daniel Sarmento, explica que cada tipo de resíduo tem um valor por quilo, sendo os mais valiosos alumínio, garrafas PET e embalagens longa vida. “Não há limite para o desconto na conta de energia e os créditos acumulados são abatidos da fatura em até 60 dias”, esclarece Sarmento.

Sendo o primeiro da região, a construção do Ecoponto colocou Alagoinhas na vanguarda nesse quesito, fato destacado pelo prefeito Joaquim Neto. “Esse é um projeto que veio para ficar, pois sabemos que lixo reciclável também significa renda. É o pontapé inicial para que nossa cidade fique cada vez mais limpa, bem-cuidada e promova mais geração de renda”, completa Joaquim. Na ocasião, o prefeito sancionou a Lei Municipal 2670/2023, que trata do plano municipal de gestão integrada de resíduo sólidos.

Uma das vantagens do Ecoponto é sua localização na Central de Abastecimento, um ponto movimentado da cidade e que gera bastante lixo reciclável, conforme explica o secretário municipal de Agricultura George Caboré, cuja pasta cedeu a área para construção do ponto de coleta: “A implementação desse projeto ajudará na melhoria e manutenção da limpeza da Central, pois os permissionários terão fácil acesso ao local de descarte do lixo, além de aumentar a circulação de possíveis clientes no local.”

Para a secretária municipal de Infraestrutura, Maria das Graças de Castro Reis, que tem formação acadêmica na área ambiental, esse equipamento “é uma oportunidade para promover a mudança de hábitos da população, pois muitas catástrofes ambientais são resultado da falta de zelo com o ambiente. Precisamos de ações como essa para cuidar das futuras gerações”. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SECIN) foi responsável pela elaboração do projeto do espaço.

Também estiveram presentes na cerimônia de inauguração o vice-prefeito e secretário de Serviços Públicos (SESEP) Roberto Torres e os secretários municipais Luiz Carlos Prata (SEMAD), Gustavo Carmo (SEDUC), Iraci Gama (SECET), Raimundo Queiroz (GAPRE) e João Rabelo (SEGOV). Também acompanharam o evento os vereadores Edy da Saúde, Márcio da Cavada, Juracy Nascimento, Raimunda Florêncio, Thor de Ninha e Anselmo Bal.

Funcionamento do Ecoponto

Segunda à sexta: 8h às 12h e de 13h às 16h30.

Sábado: 8h às 12h e de 13h às 15h30.

Fotos: Roberto Fonseca