De leiturista a diretor geral: a trajetória do servidor Francisco Brito no SAAE

13 de maio de 2020, 09:16

Nascido em 3 de outubro de 1983 em Salvador, Francisco Brito começou sua relação com Alagoinhas em 2003, para onde veio a fim de estudar. Neste mesmo ano, prestou concurso para o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), com intuito de crescer profissionalmente e fincar raízes na cidade à qual, logo de cara, havia se afeiçoado.

Aprovado como leiturista e convocado em abril de 2004, foi aos vinte anos que Francisco estabeleceu o vínculo com aquele que seria seu primeiro emprego formal, com o qual se ocuparia no decorrer de dezesseis anos. Antes disso, sua experiência se resumia a “bicos”, lecionando aulas particulares, fazendo entregas, entre outros.

Foram quase quatro anos de atuação pelas ruas da cidade que, a cada rota realizada, a cada leitura feita, a cada conta entregue e a cada conversa estabelecida com um usuário assumia cada vez mais o significado de lar.

“Entrei no SAAE muito jovem, então aprendi muita coisa aqui, desde relações interpessoais até conceitos de gestão, e minha função como leiturista também me ajudou a conhecer a cidade e as pessoas”, conta. “O maior desafio era saber lidar com as pessoas, ser paciente com quem estivesse aborrecido, ter respostas para as dúvidas, representar bem a autarquia perante o usuário”, completa.

Assim foram seus primeiros passos no SAAE, em campo, dia após dia, sob sol e sob chuva, até assumir, poucos meses antes de completar 24 anos, a coordenação de Hidrometria, onde ficaria de agosto a dezembro de 2008.

De fevereiro de 2014 a dezembro de 2016, foi o encarregado do setor de Cadastro; de janeiro de 2017 a março de 2018, atuou como coordenador do Atendimento ao Público; de abril de 2018 a abril de 2020, esteve à frente da Diretoria Administrativa, Financeira e Contábil, de onde saiu para agora assumir a Direção Geral, onde usará a soma de suas experiências em diversos setores para melhor dirigir.

Como diretor administrativo, financeiro e contábil, participou efetivamente do processo de soerguimento da autarquia, que havia sido encontrada pela atual gestão municipal com uma dívida de mais de R$ 14 milhões. “Até o final de 2019, honrando com todos os compromissos, inclusive com a obrigação de pagamento de salários em dias, pagamos mais de R$ 4 milhões do débitos”, revela.

Em paralelo ao trabalho na autarquia, Francisco cursou Administração e fez uma pós em Direito Administrativo. “Os meus maiores incentivadores ao estudo são meus pais, mas o SAAE também sempre me instigou a aprender mais, estudar mais, pois entendo que é nosso dever atender à população da melhor forma possível”, explica. E, tendo em mente que, “quanto maior o nosso conhecimento, melhor poderemos cumprir nossa missão institucional”, está finalizando um MBA em Consultoria Empresarial.

“Daqui eu tiro o sustento meu e de minha família, então sinto muito orgulho e honrado em assumir esse mais novo desafio de não só manter o padrão de qualidade do serviço prestado pelo SAAE, mas de tornar cada vez maior este que é um patrimônio de toda a população de Alagoinhas”, finalizou.

Canais de atendimento
WhatsApp: (75) 98180-4500. (Atendimento 24h)
Call Center: 0800 7027065

Facebook: www.facebook.com/saaedealagoinhas