Destaque Baiano no Jiu-Jitsu: Alagoinhas sedia o evento internacional “Prime Jiu-Jitsu Experience” e projeta atletas com apoio da Prefeitura

28 de setembro de 2018, 16:32

Com cerca de 300 atletas participantes, entre competidores do Brasil e de outros países, Alagoinhas sedia, neste domingo (30), a disputa “Prime Jiu-Jitsu Experience”, realizada pela primeira vez na Bahia.

O campeonato internacional é uma iniciativa da Federação Baiana de Jiu-Jitsu e MMA, juntamente com o líder da Raiz Jiu-Jitsu Leandro Lima, de Alagoinhas, com apoio do poder público municipal.

A abertura oficial do evento começa às 10h, no Ginásio de Esportes Antônio Carlos Magalhães. Para participar, é necessário apresentar 1kg de alimento não-perecível na entrada e a expectativa é de que o evento reúna um público de 1500 pessoas neste domingo, segundo dados da organização.

“É a primeira vez que o campeonato é realizado na Bahia e Alagoinhas sai na frente. Qualquer atleta pode participar. A Prefeitura de Alagoinhas está dando todo apoio. Na verdade, ela foi uma propulsora para que Alagoinhas fosse contemplada com esse mega evento. Sem o empenho da gestão, infelizmente seria inviável a realização de um evento desse porte”, afirmou Leandro Lima, coordenador do núcleo da Raiz Jiu-Jitsu em Alagoinhas.

O atleta informou que todas as categorias, do “Premium” ao “Master”, masculino e feminino, serão contempladas com a disputa. Lima comunicou que cada campeão receberá uma medalha e que os vencedores absolutos (sem limite de peso) serão premiados em dinheiro de acordo com a faixa e a categoria. Os vice-campeões do “absoluto” serão contemplados com kimono personalizado da competição.

Para Leandro Lima, além da oportunidade para evidenciar o trabalho de destaque que tem sido realizado junto aos atletas de Alagoinhas e da projeção de uma grande competição da modalidade no município, esse tipo de iniciativa é importante para inspirar, envolver e trazer para a prática novos adeptos, fazendo valer o esporte enquanto ferramenta de transformação social.

“O Prime Jiu-Jitsu Experience é um evento muito conhecido que só aconteceu em alguns países e em grandes capitais, então é de grande importância ver a nossa cidade sediando o evento e contribuindo para fortalecer e difundir, cada vez mais, o esporte na nossa região. Tem também o aspecto social. A gente sabe que a prática pode ser uma forma de trazer o jovem para o convício social, de estimulá-lo e até de elevar a auto-estima, mostrando novas possibilidades de responsabilidade e envolvimento”, pontuou.

A Prefeitura ressaltou que apoia o desenvolvimento do esporte em todas as modalidades e comunicou que tem sido uma prioridade da gestão incentivar o surgimento de novas ações e iniciativas vinculadas à prática esportiva.

O evento, que começa às 10h, tem previsão de encerramento às 17h e o cronograma completo está disponível no site da Federação através do link: https://fbjjmma.com/informacoes.aspx?evento_id=11.