Destaque no interior baiano: Alagoinhas recebe visita de 2 ministros em menos de uma semana

29 de março de 2018, 07:24

Polo de desenvolvimento econômico no interior baiano, com forte presença das indústrias de bebidas, e centro comercial entre os negócios da região do litoral norte, não é de hoje que Alagoinhas se destaca entre os municípios do estado, mas, na última semana, a gestão do prefeito Joaquim Neto conseguiu um fato inédito: com apoio do deputado Paulo Azi, a administração municipal trouxe, para a cidade, dois ministros em um intervalo de 4 dias.

Alexandre Baldy, ministro das Cidades do Brasil, esteve em Alagoinhas no último sábado (24) para a entrega das chaves a 500 famílias alagoinhenses que, através do “Programa Minha Casa, Minha Vida”, realizaram, desde o final de semana passado, o sonho da casa própria.

“É uma satisfação pessoal ver as famílias recebendo as chaves. Que os homens públicos usem o poder para transformar para melhor a vida das pessoas”, enfatizou Baldy durante a cerimônia de entrega das casas, no empreendimento Linha Verde.

O representante do governo federal foi recebido com entusiasmo pela população e quem achava que a presença do ministro era significativa para a cidade talvez não imaginasse as inaugurações previstas para o dia 27 de março.
Nesta terça-feira, foi a vez do ministro da Educação, José Mendonça Filho, aterrissar em solo baiano para inaugurar dois grandes investimentos no setor, o Instituto Federal Baiano campus Alagoinhas (IF Baiano) e a Faculdade Estácio de Medicina, que chega à cidade com instalações modernas, laboratórios equipados, simuladores e modelos anatômicos diversos.

O ato simbólico representou a abertura oficial da estrutura capaz de receber mais de 1200 alunos em três turnos de aula, no caso do IF Baiano, e o pontapé para o início das aulas de 65 alunos aprovados no curso de Medicina do Grupo Estácio – 7 deles contemplados por bolsas integrais dedicadas a alagoinhenses que se enquadrassem nos critérios do PROUNI.

“A Educação é o único caminho da transformação social. Essa consciência eu vi hoje aqui em Alagoinhas”, proferiu Mendonça Filho em discurso durante a solenidade.

Para o deputado federal Paulo Azi (DEM), o dia foi um marco na história da cidade. “Quando entregamos oficialmente inaugurações como essas, o que temos é a consolidação de Alagoinhas como polo em Educação no litoral norte da Bahia”, afirmou.

As realizações, que trazem resultados efetivos e novas perspectivas tanto sociais quanto econômicas para o município, fazem parte, segundo o prefeito, da busca por melhorias à vida da população. “Agradeço aos ministros pela visita e pela confiança. É um momento muito feliz para a nossa cidade”, declarou Joaquim Neto, que aproveitou as oportunidades para pedir aos ministros que olhem com atenção e cuidado às demandas da comunidade que cresce no interior baiano.

A partir de agora – garante a gestão pública municipal – novas ações com apoio do Governo Federal devem ser planejadas e trazidas para Alagoinhas, como continuidade ao desenvolvimento da região e aos projetos que podem interferir diretamente na qualidade de vida da população.

Fotos: Bigu Góes