Em parceria com a Prefeitura Municipal, a União de Associações de Moradores de Alagoinhas (UAMA) promoveu o Dia Comunitário de Alagoinhas aberto ao público no estacionamento da Prefeitura, das 08h às 12h. A associação completou 34 anos de fundação nesta segunda-feira (10).
No local, foram oferecidos serviços de CRAS, CRAM, CADÚNICO, psicólogo, aferição de pressão, teste de glicemia, massagem, sorteio de bolsas da Microlins, atendimento da ouvidoria (registro de manifestação), stand do Regularize com atendimento, SINTRAF, COPAMA, atendimento com óculista e atendimento do PROCON.
Segundo José Santana, da UAMA – responsável pela iniciativa -, o foco principal da proposta, que agrega associações, gestão municipal e parceiros do setor empresarial, é justamente facilitar o acesso da população a serviços essenciais, com acolhimento humanizado.
“A gente agradece aos parceiros que estão nos apoiando, porque sem parcerias não conseguimos promover o evento. É uma iniciativa da UAMA, que completa 34 anos de existência em Alagoinhas, então a diretoria, juntamente com os parceiros, resolveu dar esse presente, porque a gente sabe que é sempre bem-vindo o que você puder melhorar. O objetivo da UAMA é congregar as associações urbanas com o intuito de propor, ao prefeito, em um objetivo comum, melhorias às comunidades”, afirmou.
Para o secretário de Governo, João Rabelo, que esteve presente no evento representando o prefeito Joaquim Neto, destacou a importância da entidade na cidade. “Alagoinhas talvez seja um município que tenha as entidades mais fortes do ponto de vista da defesa da sociedade, das ações comunitárias, da interação com o poder executivo,do Brasil. Então desde a época que a UAMA se consolidou e se fortaleceu na cidade, ela vem buscando as melhorias para o seu habitante. Então, é uma honra se fazer presente aqui, representar o poder executivo, a sensibilidade do prefeito de Alagoinhas e dizer que nós como prefeitura, como Poder Executivo, como secretaria, estaremos sempre à disposição dessa grande entidade de Alagoinhas”, enalteceu.
O “Dia comunitário de Alagoinhas”, 10 de julho, foi decretado pela Câmara de Vereadores e sancionado como Lei nº 1.588/03, pela Prefeitura, no dia 26 de maio de 2003, na forma do Artigo 46, da Lei Orgânica do Município de Alagoinhas, combinado com o Artigo 31 da Resolução nº 100/76. Desde então, o dia faz parte do Calendário Oficial de Datas e Eventos do Município.
Também estiveram presentes durante o evento o secretário de Educação Gustavo Carmo; o presidente da Câmara de Vereadores José Cleto; Lindalucia Mota dos Santos, presidente da Associação Comunitária do bairro do Barreiro (ACOBB); Julia Cristina Souza Gaudèncio, presidente da Associação de Moradores do Cruzeiro dos Montes e Conselheira Fiscal da UAMA; Ubiratan Araújo Santos, representando a Associação de Moradores de Alagoinhas Velha (AMBAV); Fabio Moraes, presidente da Associação Novo Horizonte Santa Terezinha (ACNHST); Josenildo Andrade dos Santos, presidente da Associação dos Moradores do Bairro Catu; Josival Araújo dos Santos, representante da Associação Comunitária Vale do Sol; Nilton Rodrigues da Silva, diretor administrativo e tesoureiro geral UAMA; Amarildo Tavares Carvalho Secretário da UAMA, presidente da Associação (AMJP); o c onselheiro fiscal Wilton Batista; e José Santos de Santana, presidente da UAMA e da Associação dos Moradores do bairro do Teresópolis (AMBT).