Dia do Diabetes: Prefeitura realiza ação com equipe multiprofissional no Centro de Atenção Integral ao Diabético e Hipertenso

14 de novembro de 2018, 12:43

A Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), realizou, nesta quarta-feira (14), uma ação com equipe multidisciplinar no Centro de Atenção Integral ao Diabético e Hipertenso (CAIDH).

A iniciativa segue a campanha nacional e chama a atenção para o Dia Mundial do Diabetes – doença que atinge 8,9% da população brasileira, segundo dados do Ministério da Saúde.

Na ação promovida pela secretaria, foram oferecidos atendimentos com psicólogo, médico e nutricionista, além de aferição de pressão e glicemia. No início da manhã, equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) reuniram pacientes para um alongamento coletivo e profissionais da saúde destacaram a importância dos exercícios físicos para o controle da doença.

“É imprescindível que o município chame a atenção para estas datas, mas é fundamental também destacar que Alagoinhas conta, o ano inteiro, com um Centro Integral de atendimento ao diabético. Na programação de hoje, além dos 3 clínicos que estão atendendo e dos profissionais do setor envolvidos, teremos também palestras, grupos de nutrição e acompanhamentos com psicólogo. O que queremos salientar é que a doença requer cuidados e tem tratamento.

As pessoas diagnosticadas com diabetes podem ser acompanhadas na própria unidade de saúde, pelo clínico, e, em casos em que os resultados apresentados com as medicações habitualmente usadas nos protocolos não são significativos, o paciente é diretamente encaminhamento para o CAIDH”, afirmou a diretora de assistência à saúde, Iara Rúbia.

As atividades começaram às 8h, na Rua Mário Laerte, onde está localizado o Centro, e seguiram até as 13h. Segundo a SESAU, uma enfermeira especializada também esteve no CAIDH para a avaliação de feridas em pacientes diabéticos.
Para Carlos Américo Souza, recentemente diagnosticado com a doença, a ação é positiva. “Desde 1 de novembro que eu comecei a vir pra cá. A glicemia estava em 460. Comecei a vir para o lado de cá e, no controle, estou sentindo que está tudo dando certo. Estou me sentindo outra pessoa já. A autoestima minha melhorou muito. Se eu soubesse, tinha vindo mais cedo. Aqui o atendimento é nota 10. Eu consideraria mil, mas só pode dar 10, então é 10”, comentou.

Áurea Pereira dos Santos, que há 1 ano faz acompanhamento no CAIDH, concorda, e revela que o atendimento especializado, na rotina de controle da doença, a ajudaram a diminuir a glicemia. “A doutora do posto indicou o Centro e, graças a Deus, depois que eu vim pra cá, estou me dando muito bem. Toda vez que eu vinha, só dava de 300 em diante a glicemia. Agora controlou mais. Todos os profissionais daqui são ótimos”, pontuou.

No total, 353 pacientes são monitorados atualmente pelo Centro de Atenção Integral ao Diabético e Hipertenso, segundo a coordenadora administrativa, Rita de Cássia Cerqueira, que destacou a importância de um acompanhamento multiprofissional no caso de pacientes diagnosticados com a doença. “Essa ação realizada aqui hoje, com médicos, psicólogos e nutricionistas, mobilizados, faz toda a diferença no tratamento”, assegurou.

A enfermeira Alda dos Santos enfatizou o papel do apoio familiar na detecção e no controle da doença, e a psicóloga Valeriana Farias ministrou uma palestra sobre cuidados e mudança de hábitos, essenciais para conter o diabetes.

A SESAU informou que o monitoramento glicêmico pode ser feito em todas as unidades de saúde do município e comunicou que a rede pública oferece os medicamentos para pacientes com a receita e o relatório médico.

O Centro de Atenção Integral ao Diabético e Hipertenso funciona semanalmente das 7h às 13h. Para ser atendido no CAIDH, o paciente precisa apresentar xérox do documento de identidade, do cartão SUS, do comprovante de endereço, do relatório médico e da receita.

Centro de Atenção Integral ao Diabético e Hipertenso – CAIDH
Endereço: Rua Mário Laerte, 193 – Centro

Confira as fotos da ação:
SESAU - CAIDH