Instagram
Facebook
YouTube

Dia do Meio Ambiente: prefeitura participa de oficina de coleta seletiva na Associação de Moradores do bairro Teresópolis


5 de junho de 2018, 19:48

Equipes técnicas da Prefeitura Municipal participaram, nesta terça-feira (5), da oficina de coleta seletiva promovida pelo Conselho Municipal de Inclusão Digital (CEMID) e pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS) como forma de despertar o interesse da população para o debate sobre sustentabilidade no Dia Mundial do Meio Ambiente.

O evento contou com apresentações da FATEC Consultoria, do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) campus Catu, dos cursos de Meio Ambiente e Informática do Centro Técnico de Educação Profissional (CETEP) e de contribuições das áreas de engenharia e de nutrição da Faculdade Regional da Bahia (UNIRB).

Entre os temas abordados estiveram a coleta seletiva, o descarte de embalagem de agrotóxicos, a poluição do solo, o lixo eletrônico e o aproveitamento de energias renováveis, entre outros assuntos debatidos.

A oficina foi realizada na Associação de Moradores do bairro Teresópolis, com presença dos alunos da Escola Municipal Alírio Afonso de Assis, anexa à associação e, de acordo com o presidente do CEMID e do CMDS, José Santos de Santana, a intenção era propor discussões, abrir espaço para o diálogo e incentivar a participação da comunidade, das entidades e cooperativas no que tange ao processo de conscientização com foco na sustentabilidade. “Coleta seletiva você não faz de uma hora para outra. É um processo. Vamos continuar discutindo melhorias para Alagoinhas”, afirmou Santana.

Para Deivisson Bispo, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (SEDEA), que também participou da ação, a iniciativa contribui para fortalecer a tomada de consciência e a rede de colaboração em prol de medidas que minimizem os impactos ambientais. “Isso é importante, vindo de uma associação, porque trabalha com os moradores e com seu entorno, então é muito gratificante e relevante para que temas e abordagens possam fazer a diferença no futuro. Estamos aqui como apoiadores”, revelou.

Além da participação na atividade da associação, a SEDEA também preparou um conjunto de ações com foco na preservação dos recursos naturais. O dia começou cedo com uma Caminhada Ecológica pela área da Fazenda Salgado, em Inhambupe, e a secretaria aproveitou a oportunidade para promover ações educacionais em parceria com a Bahia Specialty Cellulose/Copener no espaço do Núcleo Ecossocial (NECO), existente na fazenda.

Segundo Deivisson Bispo, entretanto, novas ações já estão sendo planejadas não apenas para as datas comemorativas, mas para que haja um planejamento de educação ambiental durante o ano todo. “Temos projetos novos de arborização urbana, queremos implantar um sistema informatizado dos processos e licenciamentos para a secretaria, também vamos melhorar o sistema de fiscalização, trabalhar a questão do aproveitamento de energia sustentável, discutir o reaproveitamento do lixo eletrônico, então existem muitas propostas e desafios pela frente”, finalizou.

Oficina de Coleta Seletiva

 

 

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.
Pular para o conteúdo