Dia Nacional da Guarda Municipal é comemorado com avanços e valorização da categoria

10 de outubro de 2022, 19:46

Nesta segunda-feira (10) é comemorado o Dia Nacional da Guarda Municipal, data criada em 2009 para homenagear estes agentes públicos que desempenham um papel fundamental no município, ao saírem às ruas todos os dias para proteger vidas e o nosso patrimônio.  E em Alagoinhas, esse trabalho e esse propósito têm recebido atenção especial da atual gestão, com iniciativas que materializam a admiração e a valorização dos homens e mulheres que vestem a farda da GCM.

Para que a corporação possa contribuir para a segurança pública da melhor forma, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD) , pasta à qual a Guarda está vinculada, tem investido para equipar e preparar os agentes para lidar com as funções do dia a dia. Exemplos são o Curso de Formação norteado pela Matriz Curricular Nacional para Guardas Municipais da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, em convênio com a GCM Salvador, e que já está em fase final da primeira turma, entrega de novos coletes balísticos, incremento da frota e a implantação do Sistema de Videomonitoramento gerenciado pela Guarda, que transmite, em tempo real, imagens para o Centro Integrado de Comunicação (CICOM) da Polícia Militar.

Além disso, está prevista a chegada, até o final do ano, a entrega dos armamentos, e está andamento a licitação para entrega do novo fardamento. Outra iniciativa é a autorização, por parte da SEMAD, que a Guarda fizesse estudo de Plano de Cargos e Salários para apresentar à gestão.

Atualmente a Guarda Municipal de Alagoinhas conta com 163 integrantes, e que atuam no patrulhamento de prédios públicos e fiscalização em toda a cidade, com atuação em diversas situações envolvendo a estrutura de segurança, como furtos, roubos, proteção à mulher contra violência doméstica, por meio da Patrulha Maria da Penha, entre outras situações que requerem a atuação do efetivo.

De acordo com o comandante da GCM Alagoinhas, Salvador dos Santos, um evento marcado para o próximo domingo (16) irá reunir os profissionais e seus familiares para homenagear a instituição.