Dia Nacional das Guardas Municipais: GCM de Alagoinhas celebra a data em atividade com a população

10 de outubro de 2023, 17:40

A Guarda Municipal Civil (GCM) de Alagoinhas comemorou nesta terça-feira, 10 de outubro, o Dia Nacional das Guardas Municipais. A celebração desse dia especial para os 161 guardas que compõem a corporação começou com um belo café da manhã, que reuniu os guardas num momento de confraternização, agradecimento e homenagens. Participaram desse momento o secretário municipal de Administração Lula Prata, o secretário de Educação Gustavo Carmo e o vereador Edy da Saúde.

Depois do café da manhã, os guardas seguiram em caminhada pelas ruas com destino ao centro da cidade. Durante a caminhada e no ponto de concentração próximo à Prefeitura, foi feito o contato pessoal com a sociedade, com a  distribuição de folhetos que explicavam os serviços executados, o papel junto à comunidade, missão e valores da GCM, com o objetivo de aproximar ainda mais a corporação dos cidadãos.

“Nossa proposta é trazer a valorização da Guarda, e diante disso a gente percebe que a comunidade precisa conhecer o trabalho que nós desenvolvemos. Estamos trazendo essa proposta de fazer esse corpo-a-corpo, estar ali junto com a sociedade, mostrando os serviços que a guarda presta. É uma data de suma importância para a Guarda e tínhamos que agregar, envolver a a comunidade”, afirma a comandante da GCM Silvânia Soares, ao explicar porque escolheram comemorar a data com uma atividade com o público.

O secretário Lula Prata ressaltou a importância da GCM para os cidadãos e a atenção que a gestão municipal tem dado ao grupo: “O ponto de destaque da GCM é o trabalho em prol do cidadão. A Guarda Municipal de Alagoinhas tem dado muito de si nesse trabalho de apoio à comunidade, com garra, com presteza e sempre a fim de dar o melhor.”

Com 25 anos de experiência como guarda municipal e atual subcomandante, Gilvan Santana fala com orgulho de sua trajetória na corporação.  “As experiências, os momentos bons e difíceis momentos me fizeram aprender muita coisa. Resumindo, a Guarda é tudo na minha vida. Como fiz nosso slogan, a Guarda é protetora, amiga e garantidora de direito e cidadania! Não fazemos somente um trabalho ostensivo. A Guarda é amiga dos cidadãos alagoienses e a cidade pode contar com a guarda civil municipal para tudo”, reconhece Gilvan.

A corporação encerrou as comemorações do Dia Nacional das Guardas Municipais com um almoço de confraternização.

Fotos: Rogenis Dias