Em alusão ao Dia Nacional das Nações de Candomblé, instituído pela Lei 14.519/2023, no próximo sábado (23), uma rica programação será realizada na Biblioteca Municipal Maria Feijó e na Praça Conselheiro Rui Barbosa. Promovida pela Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro (FENACAB/ Regional de Alagoinhas), em parceria com a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET) e da Secretaria de Relações Institucionais (SECRI), a ação celebrará o reconhecimento dos terreiros de candomblé como espaços de cura pelo Conselho Nacional de Saúde.
As atividades serão iniciadas às 15h30 com uma Roda de Conversa, na Biblioteca Maria Feijó com a Secretária de Cultura, Esporte e Turismo Iraci Gama, a Secretária de Saúde Laína Passos, o Babalorixá André, a coordenadora da FENACAB Iyalorixá Geisa Maria dos Santos Paixão (Ominaquê) e outras autoridades.
A fala central será sobre as Folhas Sagradas, tomando como referência Ossain, o Orixá das folhas, e Obaluaê, o Orixá da cura. Na ocasião, também ocorrerá a assinatura do Termo de Agradecimento ao Conselho Nacional de Saúde
Em seguida, acontecerá um Xirê de Rua, sob a coordenação do Babalorixá Lucas Gogó de Ouro.
O Xirê é uma manifestação cultural em tributo aos Orixás que visa estimular a identidade do ‘povo de santo’, a quebra de preconceitos e a criação de espaços para a preservação das tradições de matriz africana.
Por fim, o público ainda poderá apreciar os shows do grupo Iyami e de o Grupo Mágica Bahia, com participação do Café Pita, que fará uma apresentação abordando a religiosidade afro-brasileira. É preciso ressaltar que o Governo Joaquim Neto, por meio da SECET, tem feito importantes contribuições para a proteção dos direitos das comunidades religiosas de matriz africana, como o mapeamento dos terreiros e a isenção do IPTU.