Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua será marcado por reflexões e visibilidade

18 de agosto de 2022, 11:43

19 de agosto é o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. Em Alagoinhas, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), preparou uma programação especial para refletir a data, dando visibilidade ao tema e demonstrando os avanços dessa pauta no município, como a criação do Abrigo Municipal para Pessoas em Situação de Rua, inaugurado em maio de 2021.

Nesta quinta-feira (18), técnicos da SEMAS concederam entrevista a respeito em uma rádio local e um vídeo sobre o assunto foi compartilhado nas redes. Na sexta-feira (19), rolarão, pela tarde e à noite, rodas de conversa sobre A invisibilidade de cada dia, uma das principais dificuldades enfrentadas pela população em situação de rua.

No sábado (20), acontece o Cine Cidadania Prazer eu EXISTO!, com o filme Quincas Berro d’Água, do cineasta baiano Sérgio Machado, na Unidade de Acolhimento. Outra sessão será realizada no dia 24 de agosto, no Mercado do Artesão.
Entre os dias 22 e 26 de agosto, serão realizadas, nos quatro CRAS e CIAS, rodas de conversa com o tema “Eu tenho Direitos, mais respeito!”, com o objetivo de refletir o que significa e como é a vida da pessoa em situação de rua.

“O governo Joaquim Neto tem a população em primeiro lugar e uma das missões da SEMAS é cuidar das pessoas em vulnerabilidade social. Entre outras iniciativas, inauguramos, em 2021, o abrigo municipal, que é uma grande conquista, pois oferece alojamento 24 horas, três refeições diárias, lanche da tarde e no final de noite, atividades físicas, oficinas, fortalecimento de vínculos, acompanhamento e encaminhamento médico, odontológico, e atendimento à saúde mental, por meio do CAPs”, declarou o secretário de Assistência Social Rui Costa Brito, lembrando que o dia 19 de agosto foi escolhido em memória do “Massacre da Sé”, ocorrido em 2004, quando foram assassinadas 7 pessoas em situação de rua e oito foram feridas enquanto dormiam na Praça da Sé, em São Paulo (SP).