Domingo (16) de homenagens à Guarda Civil Municipal de Alagoinhas

17 de outubro de 2022, 14:16

Foto: Roberto Fonseca

Em celebração ao Dia Nacional da Guarda Municipal, ocorrido em 10 de Outubro, neste domingo (16), a Secretaria Municipal de Administração (SEMAD) preparou uma homenagem especial aos agentes públicos e suas famílias: um belo almoço com música ao vivo. A comemoração foi uma forma de valorizar o trabalho da Guarda Civil Municipal de Alagoinhas, cuja missão se destina a proteger o patrimônio, bens, serviços e instalações públicas e do meio ambiente, conforme a Lei Orgânica do Município.

Para o comandante da GCM Alagoinhas, Salvador dos Santos, “o evento foi maravilhoso e agradou a todos!”. De acordo com ele, “ser Guarda Municipal é ser um cidadão responsável por outros cidadãos. Nosso trabalho é dedicar a nossa vida para proteger e defender os demais. Além disso, damos apoio a todos os serviços executados pelas Secretarias Municipais”. Também participaram da celebração, os secretários Lula Prata e Iraci Gama.

Foto: Roberto Fonseca

A Guarda Municipal é formada por 163 agentes, divididos em grupamentos e serviços: operacional, patrimonial, ambiental, brigadistas, videomonitoramento e a Patrulha Maria da Penha. Dentre as melhorias incrementadas pela gestão Joaquim Neto, que beneficiam a GCM, pode-se citar o Curso de Formação com carga horária 600 horas de aulas, entrega de novos coletes balísticos, incremento da frota e a implantação do Sistema de Videomonitoramento gerenciado pela Guarda, que transmite, em tempo real, imagens para o Centro Integrado de Comunicação (CICOM) da Polícia Militar.

Até o final do ano, será feita a entrega de novos armamentos e o processo para um novo fardamento está em licitação. A Guarda também iniciou um estudo sobre o Plano de Cargos e Salários, autorizado pela SEMAD, para ser apresentado à gestão.

Fotos: Roberto Fonseca