Maria Cristina Xavier Aragão e Jessica Alves da Costa Almeida foram aprovadas para atuarem em competições promovidas pela Federação Baiana de Futebol – FBF e indicadas para o teste do quadro nacional da Confederação Brasileira de Futebol – CBF. Ao saberem da notícia, as jovens fizeram questão de visitar a Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo (SECET), para agradecerem o apoio e compartilharem a boa nova.
O sonho de trabalharem com arbitragem profissional começou a ser esboçado ainda em 2017, quando participaram de um curso de aperfeiçoamento para árbitros de futebol de campo, promovido pela Prefeitura de Alagoinhas, por meio da SECET. “Foi quando tive o primeiro contato com o meio da arbitragem. Daí por diante, a paixão foi crescendo”, comentou Cristina, que iniciou a carreira no esporte como atleta, tendo trabalhado em uma escolinha de futebol.
Após a formação de 2017, o interesse de Jéssica por arbitragem só aumentou e ela foi em busca de outras capacitações, acumulando 108 horas/aula no currículo. “Ser avaliada pelos instrutores da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia (CEAF/BA), para ver se estou preparada fisicamente, tecnicamente e mentalmente, é uma grande oportunidade de ser indicada para participar das competições de futebol ao longo do ano”, disse a jovem, ansiosa para atuar no quadro nacional.
“Desde o início da gestão Joaquim Neto temos essa preocupação em fomentar o esporte e o conhecimento dos cidadãos, através de cursos. Agora, a gente colhe esse fruto e deseja que as duas tenham sucesso e representem bem Alagoinhas”, comentou o diretor de Esporte da SECET, George Carmo. Segundo ele, os professores identificaram em Cristina e Jéssica um alto potencial para seguirem a careira da arbitragem. Realizado em parceria com a Federação Baiana de Futebol, o curso teve 44 inscritos, dentre os quais, 9 mulheres.
“Além da Prefeitura, tive também o apoio de amigos íntimos e, inclusive, do grupo Fãs do Esportes de Alagoinhas”, finalizou Cristina.