Educação como prioridade: Alagoinhas sedia formações de 2 programas nacionalmente reconhecidos e debate modelos de ensino para uma educação de excelência

16 de abril de 2019, 15:41

Após ser selecionada entre as 5 cidades do estado para participar do programa “Educar pra Valer”, da Fundação Lemann, e depois de completar mais um ciclo de parceria com o premiado Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP), através do programa “Educar com você”, que vem sendo desenvolvido junto à Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) desde 2017, a Prefeitura sediou, nesta terça-feira (16), dois encontros de referência na busca por uma educação de qualidade.

Enquanto profissionais do Educar pra Valer, diretamente do Ceará, iniciavam a apresentação do diagnóstico realizado na rede municipal de ensino de Alagoinhas e organizavam as atividades formativas entre educadores para discussões sobre planos de ação no âmbito municipal, na sala ao lado, ainda no Plaza Hotel, secretários municipais de educação e equipes técnicas dos municípios de Itanagra, Inhambupe, Cardeal da Silva, Entre Rios, Irará, Aramari, Santo Estêvão e Conde se uniam aos gestores Tácio Lobo e Jean Afonso, em Alagoinhas, junto com o prefeito Joaquim Neto, para o I Encontro de Prefeitos e Secretários de Educação promovido pelo ICEP em parceria com a BSC Copener.

Foto: Roberto Fonseca

“A Educação é uma prioridade do nosso governo. Então é com satisfação que recebemos, hoje, esses 2 encontros formativos, de 2 instituições renomadas, que não possuem vínculo, mas também não competem, entre si, já que todas as ações em prol de avanços na educação vêm pra somar. É apostando no pedagógico como caminho possível para conquistarmos índices significativos na educação básica dos nossos alunos, da rede pública, e unindo esforços que conseguiremos resultados efetivos para a aprendizagem dos nossos estudantes. Nossa meta é uma educação pública de excelência no interior baiano”, enfatizou Joaquim Neto.

Diagnóstico do “Educar pra Valer”
Empenhada em trazer melhorias efetivas ao ensino aprendizagem da rede municipal, a Prefeitura de Alagoinhas participou, em fevereiro, da aplicação de diagnósticos de matemática, língua portuguesa e leitura a alunos do 2º e do 5º ano das escolas municipais.

O resultado chegou após uma ampla pesquisa da Fundação Lemann, que selecionou Alagoinhas para o programa. O objetivo, segundo a SEDUC, é a cooperação técnica com vista a melhorias na qualidade da educação pública.

Foto: Roberto Fonseca

“Ao estarmos em contato com o que de melhor está acontecendo no mundo para alcançar uma educação de excelência e tendo em mãos os resultados do diagnóstico referente à nossa realidade, conseguiremos ter ainda mais clareza quanto ao que realmente funciona, em termos metodológicos, e também no sentido de identificar quais são as peças fundamentais neste processo para avanços na área educacional”, pontuou o secretário responsável pela pasta, Tácio Lobo.

Foto: Roberto Fonseca

Segundo Márcia Campos, coordenadora do programa, o trabalho iniciado após o diagnóstico, junto ao município, não é apenas expositivo, mas formativo. “A intenção é também refletirmos sobre os resultados, que deverão ser incorporados ao nosso planejamento. A expectativa é que tenhamos um dia produtivo, de reflexões, para debatermos, amanhã, o plano de ação. Os exemplos exitosos de outros municípios e estados nos mostram que é possível, sim, transformar a educação”, acrescentou.

A formação será realizada nesta terça e também na quarta-feira (17).

Encontro do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP)

Pautada novamente pelo empenho em prol de boas práticas de gestão, Alagoinhas uniu esforços, na manhã desta terça-feira, a representantes de outros 8 municípios do Território Litoral Norte e Agreste Baiano para uma formação do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP), em parceria com a BSC Copener.

Foto: Roberto Fonseca

O elemento norteador – fortalecer a educação nos municípios, com resultados efetivos para alunos matriculados na rede municipal de ensino – foi debatido com os gestores municipais e previsão, segundo o Instituto, é fazer, da formação continuada de profissionais da área, uma caminho para melhorar a aprendizagem dos alunos do ensino fundamental.

A reunião marca também o I Encontro de Prefeitos e Secretários de Educação promovido pelo ICEP.

“Sabemos que os resultados, em Educação, não são imediatos, mas é através do incentivo diário, das formações continuadas, do trabalho de profissionais competentes e comprometidos, que os avanços serão reconhecidos. Temos parcerias firmadas com instituições renomadas, planejamento escolar, estamos dando continuidade às melhorias estruturais para as unidades escolares, fizemos alguns acompanhamentos para o diagnóstico do ensino nas escolas, com apoio pedagógico e metodologias de incentivo à leitura, então são iniciativas que colaboram para esse caminho que temos trilhado para garantir uma educação de excelência aos nossos alunos”, finalizou o gestor Jean Afonso, que assume a pasta, em Alagoinhas, a partir da próxima semana.