Instagram
Facebook
YouTube

Educação como prioridade: professores e coordenadores pedagógicos de Alagoinhas participam de formação do programa “Educar pra Valer”


28 de maio de 2019, 16:47

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), realiza, nesta terça-feira (28), mais uma formação do programa “Educar pra Valer” direcionada a professores e coordenadores do 2° e do 5° ano matriculados na rede municipal de ensino.

Foto: Roberto Fonseca

A formação é conduzida por profissionais do “Educar pra Valer”, que vieram diretamente do Ceará e trazem, para o espaço de debate, em Alagoinhas, experiências exitosas que podem ser incorporadas às salas de aula do interior baiano.

O foco principal, segundo a Secretaria Municipal de Educação, é proporcionar, aos professores, ferramentas e habilidades que possibilitem a eles adaptar práticas, metodologias e pesquisas à realidade das escolas de Alagoinhas. A intenção, segundo a Administração Municipal, é que os resultados cheguem à ponta do processo, com reflexos diretos na aprendizagem dos alunos.

Foto: Roberto Fonseca

“São caminhos a que nós, professores, educadores, profissionais da rede, temos nos empenhado na busca por uma educação de excelência no interior baiano”, afirmou a subsecretária da pasta, Keite Lima.

Segundo a coordenadora Queila Oliveira, as formações continuadas são parte fundamental do avanço em educação. “Na formação, os professores aprendem como aplicar o material, como aplicar a sequência didática, como adaptar a rotina que já existe na rede à sala de aula. Nosso intuito é elevar a aprendizagem dos alunos. É importante destacar que o formador do Educar pra Valer é um professor, atua em sala de aula, aplica todas essas orientações com os alunos dele e vem aqui orientar e comprovar que essa experiência dá certo. Utilizar a referência do Educar pra Valer é utilizar uma referência que deu certo e que está sendo estudada pelo PISA, internacionalmente. Então pedimos o entendimento dos professores, porque, como ressaltaram Joan e Jocelaine, no nosso último encontro, não é simplesmente uma questão de mais ou menos anos de trabalho; existem pessoas que completaram mais de 25 anos de sala de aula, mas estão, nessas mais de duas décadas, repetindo a mesma coisa, ao passo em que podemos acompanhar, por exemplo, um professor que está há 2 anos dentro da sala de aula e parece ter uma vasta experiência, porque sentimos que ele está evoluindo sempre, se atualizando e acompanhando o processo de aprendizagem dos seus estudantes. O professor tem que acompanhar a evolução do mundo, tem que estar sempre estudando, atualizando o conhecimento”, enfatizou.

Foto: Roberto Fonseca

No total, mais de 160 profissionais participam da formação nesta terça-feira. Para as atividades, os professores e coordenadores pedagógicos do 2° e do 5° ano foram divididos em turmas, no Plaza Hotel. A formação em português e matemática acontece nos turnos matutino e vespertino.

A Secretaria de Educação informou que uma nova formação deve ser realizada ainda com os profissionais do Educar pra Valer este ano e comunicou que a previsão é de que 3 profissionais da própria rede de Alagoinhas, selecionados de acordo com o perfil proposto pelo programa, dêem continuidade a essas formações posteriormente no município.

Saiba mais sobre a participação de Alagoinhas no programa

Selecionada para o programa, Alagoinhas conta, desde fevereiro deste ano, com ações, formações e iniciativas do “Educar pra Valer”, que oferece cooperação técnica gratuita nas áreas pedagógica e de gestão para promover a melhoria da qualidade da educação pública.
O município do interior baiano foi um dos 5 selecionados do estado para a iniciativa, ligada à Associação Bem Comum e financiada pela Fundação Lemann.

O programa adota a experiência do município de Sobral – 1º colocado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – como ponto de partida para potencializar o desenvolvimento de alunos e trazer resultados efetivos à Educação Pública dos municípios.

Em março deste ano, professores e coordenadores pedagógicos do município participaram da formação inicial do programa e, em maio, uma capacitação direcionada a diretores e coordenadores pedagógicos também foi realizada no município. As atividades são supervisionadas pela coordenadora estadual do programa, Silvia Lima.

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.
Pular para o conteúdo