Após integrar comitiva brasileira de educadores em Singapura e de ser selecionada entre as 5 cidades do estado para participar do programa “Educar pra Valer”, Alagoinhas busca melhoria da qualidade da educação através de boas práticas de gestão
Após integrar comitiva brasileira de educadores em Singapura e de ser selecionada entre as 5 cidades do estado para participar do programa “Educar pra Valer”, Alagoinhas busca melhoria da qualidade da educação através de boas práticas de gestão
No último mês, o secretário municipal de Alagoinhas esteve em Singapura, com uma agenda que incluiu visitas a órgãos do governo, a escolas inovadoras, startups e instituições de ensino. Tácio Lobo foi escolhido, entre profissionais de todo o Brasil, para se juntar ao grupo de outros 21 educadores que visitaram o país referência em Educação no mundo.
De volta ao Brasil, o secretário responsável pela pasta dá continuidade à busca por avanços na Educação Básica e fala, em entrevista, sobre as iniciativas da Secretaria de Educação em Alagoinhas.
Nas últimas semanas, representantes de Alagoinhas têm participado de eventos reconhecidos nacional e internacionalmente. Como se deu essa seleção do município e quais foram os encaminhamentos gerados a partir dessa participação?
Tácio Lobo – A seleção do município se deu pela Fundação Lemann. Ao estarmos em contato com o que de melhor está acontecendo no mundo para alcançar uma educação de excelência e com resultados já comprovados, tivemos ainda mais clareza do que realmente funciona e de quais são as peças fundamentais neste processo.
As impressões principais após o nosso retorno são de que é preciso fazer muito ainda para chegar a um sistema educacional que possa ser comparado aos melhores países do mundo. Entretanto, ficou claro que o caminho para chegar lá é acessível, plenamente possível de ser trilhado.
Por isso, na Semana Pedagógica deste ano, tratamos de algumas questões fundamentais para impulsionar o desenvolvimento dos nossos alunos. Então já temos um cronograma de atividades previsto que deve ser cumprido pelas unidades de ensino, reduzindo a evasão escolar, incorporando novas práticas às salas de aula e introduzindo metodologias que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem.
Quantos brasileiros foram selecionados para integrar a comitiva que foi a Singapura? No caso da ida a Sobral, na semana seguinte, também houve um processo de seleção?
Tácio Lobo – Para Singapura, foram escolhidos 22 brasileiros que fazem parte da rede de líderes da Fundação Lemann. Destes, apenas 2 pertenciam a municípios baianos. Fui como secretário de educação de Alagoinhas e estive junto com Janaina Barros, coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Seabra e vencedora do prêmio “Educador Nota 10”. A Fundação selecionou o grupo baseada no alinhamento profissional com objetivo da viagem, que era entender o sistema educacional de Singapura com foco na formação de professores.
Para a ida a Sobral, que tem hoje a maior nota do IDEB, entre os municípios brasileiros, um dos critérios adotados foi a busca por cidades que tivessem a Educação como prioridade na Administração Pública. Alagoinhas foi uma das 5 cidades – entre os 417 municípios da Bahia – a contar com a iniciativa, ao lado de Camaçari, Eunápolis, Mata de São João e Vitória da Conquista. O prefeito Joaquim Neto foi entrevistado e a cidade foi escolhida porque o grupo entendeu que a gestão municipal, aqui, tinha uma preocupação muito grande com a alfabetização.
Qual foi a importância dessas visitas e qual é a sua impressão depois de voltar para o interior baiano?
Tácio Lobo – Foi muito interessante estabelecer relações com os representantes da educação de outros lugares, porque isso nos permitiu dialogar, trocar experiências e aprender sobre iniciativas que têm gerado resultados efetivos.
As impressões principais, após o retorno, são de que é preciso avançar ainda mais. Sabemos que os resultados, em Educação, não são imediatos, mas é através do incentivo diário, do trabalho de profissionais competentes e capacitados, que vamos mudar essa realidade. Temos parcerias firmadas com instituições reconhecidas, temos planejamento escolar, estamos dando continuidade às melhorias estruturais para as unidades escolares, fizemos alguns acompanhamentos para o diagnóstico do ensino nas escolas, com apoio pedagógico e metodologias de incentivo à leitura, então podemos aprender com os acertos e erros cometidos e encurtar nosso caminho para uma educação de excelência.
Enquanto secretário de Educação, você acha que algumas iniciativas de ordem prática, do sistema educacional de Singapura, poderiam ser incorporadas à realidade das salas de aula de Alagoinhas, aqui no Brasil? Se sim, poderia citar exemplos?
Tácio Lobo – Muitas iniciativas podem ser incorporadas à nossa realidade, desde que tenham as devidas adaptações para nosso contexto e realidade. Mais do que incorporá-las, na verdade, eu acredito que a grande chave esteja em entender as premissas por trás do sistema educacional de Singapura. Podemos dar como exemplo o foco incansável do país na formação inicial e continuada dos melhores professores para estarem nas salas de aula. Isso é feito através de uma instituição de ensino superior de excelência e de uma academia de formação continuada dos professores.
Também é interessante notar que o país do Sudeste Asiático adota, como prioridade máxima, tudo o que envolve a educação, seja na perspectiva do governo ou dentro das organizações familiares. Para Singapura, a educação é peça-chave como estratégia de desenvolvimento social e econômico.
Então precisamos trazer essa discussão para a centralidade das nossas ações, aqui no Brasil. A educação transforma realidades, mas é preciso investimento, valorização dos profissionais, programas de formação, projetos, estrutura, metodologias aplicadas. E é isso o que temos buscado aqui em Alagoinhas.
Outro desafio é a participação da família no processo educacional dos alunos e a formação contínua dos nossos profissionais. Demos um grande salto, nos últimos anos, nesse sentido, com o projeto que está sendo executado na cidade pelo Instituto Chapada em parceria com a BSC Copener e agora, com o “Educar pra Valer”, que contribuiu para que a educação de Sobral se tornasse uma das melhores do Brasil. Então temos ações em andamento e já estão em discussão, com a nossa equipe pedagógica, formas de aplicar novas ações e adaptá-las à realidade das salas de aula de Alagoinhas.
Alagoinhas aplicará o modelo educacional de Sobral, 1º lugar no Ideb, em suas ações?
Tácio Lobo – O programa “Educar pra Valer”, do qual Alagoinhas foi selecionada para participar, visa prestar cooperação técnica nas áreas pedagógica e de gestão, tendo como base os resultados referenciados na experiência da cidade cearense de Sobral, primeira colocada do país no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O fato de termos sido selecionados, entre as 25 cidades do Brasil que contam com a iniciativa é, para nós, muito significativo. Sem dúvidas, o programa trará contribuições efetivas para avanços nas nossas escolas, mas a intenção é de que, com o apoio da Associação Bem Comum e da Fundação Lemann, responsáveis pela iniciativa, Alagoinhas encontre seu próprio modelo de sucesso, conquistando boas avaliações e proporcionando uma educação de qualidade aos alunos da rede municipal.
Quais são os principais desafios, a partir de agora, para que o município alcance as metas e o que a Administração Municipal fará para que os alunos de Alagoinhas tenham acesso a uma educação de excelência?
Tácio Lobo – Entre os principais desafios e metas está oferecer uma estrutura de qualidade, de escolas que atendam às necessidades dos alunos com um corpo de professores qualificados. Temos trabalhado com a reforma de unidades escolares e as obras de 5 novas creches já estão em andamento no município, gerando mil novas vagas à Educação Infantil ainda este ano.
No que se refere à linha pedagógica, o objetivo é elevar para 70%, até 2020, o índice de alfabetização das crianças. Na última avaliação, o município apresentou um resultado de 4,2 no IDEB para Anos Iniciais. Com a participação em programas como o “Educar pra Valer”, a formação continuada do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) e incorporando novas ferramentas às práticas em sala de aula, com projetos de incentivo à leitura, novas diretrizes curriculares e a aproximação entre professores, diretores, gestão escolar, equipe pedagógica e alunos, a Secretaria de Educação pretende garantir um sistema educacional inclusivo e de qualidade nas diferentes modalidades de ensino.