Educação no campo: projeto “Trilhas Solidárias” será realizado em comunidades da zona rural de Alagoinhas

19 de outubro de 2023, 21:26

Com o objetivo de executar o Projeto Trilhas Solidárias voltado à educação no campo, foi realizada nesta quinta-feira (19), uma reunião especial com o prefeito Joaquim Neto; as professoras Tatiana Velloso e Ana Paula Diório, ambas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB – campus de Feira de Santana); a deputada Ludmila Fiscina e o secretário de Educação, Gustavo Carmo.

Durante o primeiro momento, o projeto socioambiental, que será executado na zona rural de Alagoinhas, foi apresentado às diretoras e vices diretoras das escolas localizadas nas comunidades do Jorro, Guabiraba, Pindobal de Baixo, Tucum e Camboatá.

“Hoje tivemos a presença da professora Tatiana Velloso, representando a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, e o assunto foi educação no campo. Estamos muito felizes, pois esse é mais um avanço na educação de Alagoinhas. Temos buscado sempre trazer as melhores iniciativas, e dessa vez a nossa zona rural será a maior beneficiada. Temos mais de 30 mil pessoas que moram no campo aqui, e a região de Buracica está recebendo esse projeto, que traz uma nova esperança para fixar o homem ao campo”, explicou o prefeito Joaquim Neto sobre o projeto.

O secretário de Educação, Gustavo Carmo, comemorou a chegada do projeto à cidade. “Esse é mais um passo para uma educação de excelência. Nós temos avançado cada vez mais na qualidade do ensino em Alagoinhas e isso tem refletido nos resultados. Um exemplo disso é o nosso IDEB e recentemente realizamos a prova do SABE/SAEB como a primeira cidade da Bahia. Agora somos contemplados com esse projeto. Há muitos motivos para comemorarmos”, afirmou o gestor.

Para a professora Tatiana Velloso, essa é uma conquista muito grande. “Tivemos a aprovação de 04 projetos, a partir de uma seleção da Petrobras, para trabalhar com essas comunidades não só aqui do município, mas no território do Litoral Norte. Isso acarretará na geração de trabalho, emprego e renda e, principalmente, na inserção socioprodutiva de comunidades que tem atuação da Petrobras, principalmente com a atividade da agricultura familiar, tão importante para esse município. Haverá também a inclusão da educação do campo, importante para fortalecer o trabalho com as crianças, com adolescentes trazendo a relação do ensino superior como direito, assim como para a educação básica”, disse a professora sobre as perspectivas importantes para a educação nas comunidades que serão contempladas pelo projeto em 2024, com duração de 03 anos.

O projeto foi selecionado pela Petrobras e é voltado para a geração de emprego e renda para agricultores familiares, através de cursos, assessoria técnica, aquisição de equipamentos e adequação de infraestrutura; além da formação e educação com escolas do campo, envolvendo crianças, jovens e adolescentes em projetos pedagógicos.

Confira mais imagens: