Em ato oficial de posse, secretária de saúde de Alagoinhas, Laína Passos, firmou compromissos com a população alagoinhense

2 de junho de 2021, 12:48

A cerimônia de posse da enfermeira Laína Passos, que aconteceu na manhã da última terça-feira (1), na Faculdade de Medicina Estácio, deu início aos trabalhos da nova gestão da saúde de Alagoinhas.

Em seu discurso, a  secretária de saúde do município trouxe agradecimentos e firmou compromissos com a população. “Sei que são inúmeros os desafios, mas eu não vou fugir à luta. Tenho verdadeiros parceiros que são os trabalhadores de saúde do nosso município e conto com o apoio dos técnicos do Núcleo Regional de Saúde, da SESAB, para fazer, juntos, os enfrentamentos necessários”, declarou Laína.

No ato oficial de posse, além do prefeito Joaquim Neto, da primeira-dama Ludmilla Fiscina e do comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, Major Antônio Roque Ávila dos Anjos, estiveram presentes servidores da saúde, secretários de governo, representantes da Faculdade de Medicina Estácio e do Conselho Municipal de Saúde e do Núcleo Regional de Saúde e profissionais da imprensa.

O evento cuidou de todos os protocolos de biossegurança contra o novo coronavírus, como o distanciamento, uso de álcool a 70% e de máscaras.

Cerimônia

Dentre os atos solenes, houve pronunciamento dos convidados da mesa de honra: o prefeito Joaquim Neto, o vice-prefeito e secretário de Serviços Públicos Roberto Torres e a primeira-dama e secretária de assistência social Ludmilla Fiscina, o vereador Edy Saúde representando o legislativo, Moacir Lira, representante do Conselho Municipal de Saúde, Rogério Ramos, coordenador do Núcleo Regional de Saúde Macrorregião Nordeste, e Eduardo Andrade, diretor geral da Faculdade Estácio de Alagoinhas.

“Eu dou as boas-vindas a você, Laína. Já vi o quanto é corajosa, conhece as demandas da saúde, tem trato com os trabalhadores… Você chega com o apoio de toda a equipe do governo e, juntos, vamos trabalhar para a saúde de Alagoinhas ficar cada vez melhor”, declara o prefeito Joaquim Neto em seu discurso.

Discurso de posse da secretária Laína Passos

“Firmei alguns compromissos diante do cenário que eu estou encontrando, como o fortalecimento da atenção básica, o diálogo com a Secretaria de Saúde do Estado em relação ao Hospital Regional Dantas Bião, a atenção especial àquela população que mais precisa. Isso tudo fundamentado no princípio da equidade que é um dos princípios do SUS. Mais para quem mais precisa. Esse é meu olhar especial, assim como todas as outras pautas que não são menos importantes e que, no meu planejamento, vão andar paralelamente”, explica Laína Passos.

De acordo com a secretária, sua gestão será participativa, compartilhada com os trabalhadores que, de modo geral, farão parte sim das estratégias e serão oportunizados em relação a sugestões de como nós devemos tocar a saúde de agora por diante.

Laína se comprometeu com o enfrentamento da pandemia pela Covid-19. “Vamos manter o combate ao novo coronavírus de forma muito responsável e técnica. Saúde não se faz com empirismo, se faz com técnica e com vacina no braço para que a gente consiga enfrentar esse momento tão difícil de crise sanitária. Essa, com certeza, será uma das grandes bandeiras a serem defendidas por mim à frente da secretaria de saúde”, destaca.

Perfil profissional

Laína Gabriele R. Passos Lobo tem 36 anos, é casada, mãe de dois filhos e enfermeira. É natural de Salvador e escolheu sua morada em Alagoinhas há 12 anos. Bacharel em Enfermagem pela Universidade Católica do Salvador, apresenta-se como militante do Sistema Único de Saúde (SUS) e municipalista. A atual gestora da pasta acredita na autonomia dos municípios, na descentralização da administração da saúde pública.

A experiência profissional de Laína soma 13 anos de atuação em Saúde Pública, Liderança de Equipe, Gestão em Saúde Pública e Gestão de Processo de Trabalho. Atuou nos municípios de Esplanada, Cardeal da Silva, Entre Rios, Alagoinhas, Irará, Catu e Santo Amaro.

Eduardo Andrade, diretor geral da Faculdade Estácio de Alagoinhas

Fonte: SECOM | Fotos: Roberto Fonseca