Em fase de conclusão, obra de macrodrenagem do Silva Jardim chega a 90% de execução

19 de junho de 2024, 09:32

A Prefeitura de Alagoinhas avançou significativamente na execução da macrodrenagem do bairro Silva Jardim, um obra de grande importância e impacto na vida da população. O trabalho, realizado por meio da Secretaria de Infraestrutura (SECIN), já alcançou a marca de 90% de progresso e está em fase de  conclusão. Com a obra, será solucionado um antigo problema de alagamento da região, pois o canal do Silva Jardim estará preparado para garantir a vazão adequada de águas pluviais.

Depois de iniciar na avenida Severino Vieira e seguir seu percurso por outras vias da região, a obra está em seu ponto final, localizado na avenida Silva Jardim.  De acordo com a diretoria de obras da SECIN, atualmente estão sendo instalados tubos de PEAD, associados a tubos que estão na área principal do bairro. Além disso, estão sendo colocadas caixas de captação para assessorar os tubos principais, com novas captações intermediárias (bocas de lobo) para dar mais capacidade de vazão e fluidez da água.

Caso não haja nenhuma intercorrência, a previsão de conclusão da obra é para o final do mês de agosto. A extensão total da macrodrenagem é de 246 metros, em que estão sendo instaladas aduelas de 3 metros de comprimento, com diâmetro de 1,5 metro. A projeção de eficácia da obra é de 50 anos.

O canal atende várias localidades que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Silva Jardim, incluindo todo o bairro Silva Jardim e parte dos bairros Barreiro e Dois de Julho, assim como parte das ruas Severino Vieira, Quinze de Novembro, Baixa da Candeia, Rua do Avião e Thompson Flores. Ele capta as águas que estão à montante da bacia hidrográfica e deságua no rio Catu.

“Esse foi um projeto demorado, que exigiu dedicação técnica, recursos, mas temos certeza que com sua conclusão vamos encerrar esse problema crônico na região. Não poderíamos estar mais felizes, pois com essa obra, nós vamos resolver uma situação que há 40 anos prejudica a população. Deixaremos como legado a solução dos grandes problemas de alagamento de Alagoinhas”, celebra o prefeito Joaquim Neto ao falar da macrodrenagem.

Fotos: SECOM