Em parceria com a Prefeitura, AABB Comunidade promove I Mostra de Artes aberta ao público

5 de dezembro de 2018, 12:39

As ideias, aprendizados e percepções desenvolvidas por alunos durante as atividades do programa AABB Comunidade se transformaram, nesta quarta-feira (5), em aplicação de ordem prática na I Mostra de Artes da instituição.

Organizados em estandes de artes plásticas, complemento educacional, dança, linguagens, artes cênicas e práticas musicais, os estudantes e educadores apresentaram, na Mostra aberta ao público, o resultado do trabalho realizado durante o ano de 2018, que incluía berimbaus confeccionados pelos alunos, apresentações de teatro, coral e performances.

“A iniciativa é muito importante e o programa em si, na verdade, é muito positivo. São várias modalidades, então se o aluno gosta mais de esportes, de dança, de música, ele tem essa oportunidade, além do reforço escolar. Também é um programa muito completo, que mantém o aluno durante mais tempo em atividade educacional com instrutores qualificados e uma equipe de suporte. Mais uma vez, é uma parceria que envolve a escola, a Secretaria de Educação, uma instituição parceira – nesse caso, a AABB – e a família desses alunos, promovendo a integração aluno, escola e comunidade. São práticas que, cada vez mais, estaremos reforçando no município. Os envolvidos desenvolveram uma capacidade de articulação efetiva, que é o que desejamos para todos os alunos da rede”, destacou o secretário municipal de educação, Tácio Lobo.

Segundo a coordenadora pedagógica do programa, Eliane Chagas Vilaflor Peixoto, a intenção da Mostra foi justamente expor, à comunidade, os trabalhos diversificados que muitas vezes ficam restritos à instituição. “Temos hoje os berimbaus dos alunos que foram até o Rio Branco para pegar as biribas que se transformariam em instrumento, temos presépios, uma linha do tempo com apresentações de dança, encenações, coral e terminamos com um ‘pagodim’ da AABB Comunidade. Além da interação social, do diálogo entre o programa, a família, o educando e os educadores, há também a valorização de tudo o que a gente faz aqui dentro”, pontuou.

O subsecretário da pasta e supervisor do programa, Jean Afonso, manifestou apoio ao trabalho realizado e parabenizou os alunos pelas apresentações. Para a vice-prefeita Iraci Gama, secretária de Cultura, é um trabalho feito com paixão, com comprometimento, responsabilidade e resultados efetivos para a comunidade. “A coordenadora assume isso com paixão. A paixão é o que move o mundo e, se não formos apaixonados pelo que fazemos, não fazemos nada com gosto. Ela, junto com os educadores e com a Secretaria de Educação, conseguem abarcar a responsabilidade de passar, para as crianças, algo que é inerente à nossa formação pessoal e cultural. Isso é muito importante”, enfatizou.

Com 118 estudantes matriculados, a I Mostra de Artes da AABB Comunidade demarca, segundo a coordenação do programa, o encerramento das atividades de 2018 e a previsão, de acordo com a SEDUC, é de que, a partir do próximo ano, novas realizações desse tipo sejam organizadas.

O evento começou às 9h, no Clube AABB,

Sobre a AABB Comunidade
O programa assiste a crianças de 6 a 17 anos de idade em situação de vulnerabilidade social que estejam matriculadas na rede pública de ensino. A instituição promove atividades lúdicas em 8 modalidades: artes cênicas, artes plásticas, dança, práticas musicais, capoeira, canto e coral, futebol de campo e futsal, sempre no contraturno.

A nível nacional, a Integração está presente em cerca de 300 municípios e, em março deste ano, o programa completou 20 anos em Alagoinhas. O intuito, segundo a coordenação, é de que a parceria com o poder público municipal contribua para a inclusão, para a permanência e para o desenvolvimento das crianças assistidas.

Confira as fotos da Mostra:
SEDUC - Primeira Mostra de Artes.