Em parceria com a Prefeitura, Seminário sobre Educação Inclusiva é realizado em Alagoinhas

23 de agosto de 2019, 20:33

Como parte da programação da Semana da Pessoa com Deficiência, iniciada no último dia 21 de agosto, o Seminário sobre Educação Inclusiva, realizado nesta sexta-feira (23), no Centro de Cultura, reuniu educadores, coordenadores pedagógicos, gestores de escolas municipais, profissionais da Educação, técnicos, pedagogos, autoridades locais, promotores e sociedade civil, além de representantes da esfera pública e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, para discutir avanços na inclusão, debater encaminhamentos e trazer novas perspectivas que possam ser incorporadas às salas de aula, em Alagoinhas, para combater a exclusão e promover um ensino que contemple a todos em sua prática pedagógica.

Levantando as bandeiras “Nada sobre nós sem nós” e “Todas as escolas são para todos os alunos”, o Seminário desta sexta-feira chamou a atenção para o combate ao preconceito e para a implementação de ações que contribuam para o fortalecimento de uma educação inclusiva que garanta paridade, nas escolas, de modo a assegurar, a alunos com qualquer tipo de deficiência, as mesmas condições plenas de desenvolvimento na sua série escolar que qualquer outro aluno matriculado na rede.

Foto: Roberto Fonseca

“A educação deve ser inclusiva. Temos alguns avanços, nesse sentido, em Alagoinhas, como a regulamentação da Lei n° 136/2019, com os profissionais de apoio a alunos com deficiência que foram empossados, este ano, pela Prefeitura, e já estão nas escolas municipais, mas sabemos que ainda existem muitos desafios. Queremos e precisamos fazer mais. É nosso dever garantir que alunos com qualquer tipo de deficiência se desenvolvam igualmente na sua série escolar”, ressaltou o secretário municipal de educação, Jean Afonso, que participou do Seminário.

Foto: Roberto Fonseca

A abertura do evento ficou por conta da Promotora de Justiça Andrea Borges, que iniciou o diálogo aberto ao público após apresentações culturais de alunos da Pestalozzi e da APAE Alagoinhas. Em seguida, a também Promotora de Justiça Cintia Guanaes ministrou uma palestra sobre “Inclusão: desafios e possibilidades”. E a pedagoga Edna da Costa Santana levou ao debate dicas para que educadores possam incorporar, à metodologia aplicada, dinâmicas, práticas e abordagens que estimulem esses alunos em sala de aula, potencializando seu desenvolvimento. Com o tema “Tenho um educando com deficiência, e agora?”, ela suscitou reflexões, propôs formas de integração e falou sobre a importância da inclusão.

Foto: Roberto Fonseca

A iniciativa do Seminário partiu de uma parceria entre Ministério Público e Secretaria Municipal de Educação (SEDUC). Também participaram do debate, nesta sexta-feira, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Rosemeire Silva, e o vereador Luciano Almeida.

A programação da Semana da Pessoa com Deficiência continua neste sábado (24), com atendimentos gratuitos e estandes no estacionamento da Prefeitura, das 8h às 11h, no Dia D.

Para a realização das atividades propostas, a Semana conta com emenda parlamentar do vereador Luciano Almeida, organização do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) e da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU).