Em parceria com a Secretaria de Educação, campanha Papai Noel dos Correios realiza, pela 1ª vez, ação em Alagoinhas

21 de dezembro de 2018, 12:22

Cerca de 180 crianças de 4 escolas da rede municipal de ensino foram contempladas, na última quinta-feira (20), com os presentes que pediram de Natal. O pacote veio das mãos do velhinho de barba branca e roupa vermelha, acompanhado de uma turma toda vestida de amarelo, que faz com que as histórias atravessem fronteiras em todo o país, estabelecendo conexões, diálogos e correspondências.

Realizada pela 1ª vez em Alagoinhas, a campanha “Papai Noel dos Correios”, que há 29 anos é promovida nos municípios, enquanto ação social, se uniu ao poder público municipal, no interior baiano, através da Secretaria de Educação, para transformar os escritos endereçados a Papai Noel em estímulos, solidariedade e – por que não? – presentes.

Desenvolvida em todo o território nacional, a iniciativa tem como objetivo o envio de carta-resposta às crianças que escrevem a Papai Noel, atendendo, dentro do possível, aos desejos das crianças em situação de vulnerabilidade social. “O projeto nasceu, na verdade, com a ação das próprias crianças. Os carteiros, entregando suas correspondências, em época de natal, recebiam muitas cartas de crianças direcionadas ao Papai Noel. A empresa viu isso, ficou sensibilizada e transformou em projeto social. Alagoinhas não poderia ficar de fora. Entrei na gestão ano passado, já no final do ano, então não pude trazer a tempo, mas estava no meu planejamento fazer e, graças a Deus, foi possível em 2018. Fizemos uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, selecionamos 4 escolas com Jean e Tácio. A partir daí, as crianças fizeram as cartinhas, trouxeram, e a população foi adotando. Houve um prazo para entregar os presentes e a gente faz a ação hoje, com muita alegria. Todas as cartas foram adotadas, graças a Deus. 180 crianças receberam, pela primeira vez em Alagoinhas, os presentes do Papai Noel dos Correios”, destacou o gerente da agência dos Correios de Alagoinhas, Arivaldo Silva.

Para receber a ação inicial no município, foram selecionadas as escolas José Honorato, do Miguel Velho, a Escola Municipal Tiradentes, a Cristóvão Colombo e a unidade quilombola Carlos Gomes, de Boa União.

“Um dos pontos que a gente levou em consideração são as questões de vulnerabilidade social, em zonas mais afastadas do centro urbano, para receberem, nesse momento inicial, a campanha. Nos envolvemos juntos para viabilizar que nenhum estudantes que fez a carta ficasse de fora. Agradecemos também à população, que abraçou essas cartas. Se olharmos pela perspectiva das crianças, que escrevem a carta e recebem esse retorno, é um sentir-se valorizado, ver que tem alguém olhando por elas, de sentir esse afeto e compartilhar o sentimento de Natal. Agradecemos aos Correios por esse cuidado com os estudantes”, afirmou o secretário municipal de educação, Tácio Lobo.

De bonecas, quebra-cabeças e brinquedos a guarda-roupa, utensílios, cesta básica e coisas não palpáveis, como “paz na família”, os desejos manifestados nas cartinhas reverberaram, pouco a pouco, os anseios do clima mágico de Natal.

Edcarlos Ferreira dos Santos, de 15 anos, da escola Carlos Gomes, pediu, ao bom velhinho, um tanque d’água para a família. O desejo, que pareceu inesperado para a equipe dos correios e da secretaria, foi atendido esta semana. O tanque novo chegou ao distrito de Boa União, onde ele mora, para dar o pontapé inicial às festividades de fim de ano. “Lá a dificuldade de água é muito grande, não tem água encanada ainda. Acabou de cavar o poço neste sábado. Ganhei um tanque, fralda para o nenê, um conjunto de roupas e uma cesta básica. Tô feliz. Feliz Natal para todos”, disse ele.

Joilma da Paixão Carvalho, que tem 3 filhos matriculados na escola do Cangula, viu o pequeno receber o guarda-roupa que tanto ansiava. E a emoção de vê-lo pegar, nas mãos, o objeto que tanto queria, transbordou, nesta quinta-feira, pelos olhos. “Eu me senti muito feliz por ele ter essa inteligência de pedir e acreditar. Ele chegou em casa tão ansioso, dizendo ‘mainha, me ajude, eu vou conseguir’. Aí ele conseguiu. Eu nunca vi isso na minha vida. Tenho 34 anos e nunca vi isso acontecer aqui. Estou muito feliz. Achei tudo lindo”, comentou.

A SEDUC informou que, além de fazer a alegria das crianças, a campanha estimula a redação das cartas, mobiliza a comunidade, envolve a população e dissemina os valores natalinos. O subsecretário da SEDUC, Jean Afonso, e a diretora pedagógica da secretaria, Keite Lima, participaram de toda a ação e destacaram o apoio irrestrito da pasta à iniciativa.

A previsão, segundo os Correios, é de que, no próximo ano, a ação se expanda, e contemple ainda mais alunos da rede municipal.

Confira as fotos:
SEDUC - NATAL - Escola Municipal Carlos Gomes.

SEDUC - NATAL - Escola Municipal José Honorato.