Encontro entre professores marca início das atividades do compromisso nacional criança alfabetizada

6 de junho de 2024, 15:33

A Secretaria de Educação de Alagoinhas (SEDUC) realizou nesta quinta-feira (06) um encontro entre professores que marcou o início das atividades do compromisso nacional criança alfabetizada, o Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI). A atividade ocorreu na Câmara de Vereadores.

Constituindo-se como uma proposta de desenvolvimento profissional e com objetivo de ofertar formação continuada a profissionais da educação infantil com foco na oralidade, leitura e escrita, a atividade traz uma maneira a apoiar teórica e metodologicamente docentes para que desenvolvam práticas educativas capazes de ampliar as experiências das crianças com a linguagem escrita, respeitando as especificidades da primeira infância e as noções de leitura e de escrita como práticas sociais que integram o cotidiano e sustentam interações e brincadeiras neste ciclo de vida.

Para a diretora Pedagógica da SEDUC e articuladora municipal do RENALFA/LEEI, Suyane Pinho, o programa formativo para educação infantil e professores trabalhará na garantia de direitos. “O programa faz parte do Pacto de Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que une Estado, União e Municípios. Então, hoje foi a abertura do ciclo formativo que iniciará no próximo semestre. Esse programa visa a alfabetização das crianças na idade certa. A gente busca dar a criança o direito de aprender as suas experiências e o direito de aprender na idade dela”, explicou.

Durante a manhã aconteceu a apresentação cultural roda musical com a professora Maiara e as crianças da pré-escola da Rede Municipal de Ensino de Alagoinhas; a professora doutora Karina de Oliveira Santos Cordeiro foi a palestrante do evento e trouxe uma reflexão sobre o tema “concepção de infância e criança”. Também foi apresentado o cronograma das atividades do programa para cerca de 120 professores do G4 e G5 que estiveram presentes.

O evento também contou com a presença da diretora de Gestão Escolar Keite Maria; o presidente do Conselho municipal de Alagoinhas e articulador estadual do RENALFA/LEEI, Márcio Vila Flor.

Confira as imagens:

Foto: SECOM