Enfrentamento ao coronavírus: equipes do CEREST realizam ações contínuas nos estabelecimentos, com inspeções e orientações aos trabalhadores

19 de maio de 2020, 16:42

Com foco em nortear trabalhadores e empresas sobre as medidas preventivas necessárias para evitar a disseminação e o contágio pelo novo coronavírus, equipes do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) têm realizado inspeções, visitas a fábricas e vistorias em estabelecimentos comerciais de Alagoinhas. O objetivo da ação é educativo: conscientizar os proprietários e trabalhadores sobre a real necessidade de se intensificar as medidas de higiene e de se adotar uma nova rotina para que os profissionais estejam cada vez menos expostos a riscos de contaminação.

Imagem: Divulgação/CEREST

O CEREST emitiu também, junto à Vigilância e ao Núcleo Regional de Saúde da Macrorregião Nordeste, uma Nota Técnica em que estão dispostas medidas de prevenção e controle a serem cumpridas tanto por empregadores quanto por funcionários. O intuito é reduzir os riscos de contaminação e assegurar o bem-estar dos trabalhadores urbanos ou rurais, individuais ou coletivos, formais ou informais, ativos ou inativos, independente do vínculo empregatício.

Entre as recomendações, estão o uso obrigatório de máscaras, o rigor na higiene de áreas comuns, com dispensação de álcool gel em pontos estratégicos dos estabelecimentos, o estímulo a revezamentos por turno, com alterações para diminuir o fluxo no ambiente de trabalho, e o uso de EPI´s (equipamentos de proteção individual) por categoria profissional durante o período de enfrentamento ao coronavírus.

Imagem: Divulgação/CEREST

Segundo a coordenadora do CEREST Alagoinhas, Ana Paula Sales, em caso de desconformidade ou descumprimento às orientações, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador aciona as equipes de Vigilância e o Ministério Público do Trabalho. Visitas e inspeções já foram realizadas em empresas do transporte público, casas de materiais de construção, em redes de supermercados, transportadoras, fábricas, construtoras e indústrias.

A Secretaria Municipal de Saúde salienta que uma série de ações vêm sendo desenvolvidas de forma integrada para a gestão dos efeitos da pandemia na cidade.