Equipes de saúde realizam vacinação em domicílio de idosos com mobilidade reduzida na zona rural de Alagoinhas

14 de abril de 2020, 16:14

Em Alagoinhas, a Prefeitura mobilizou equipes de saúde com estratégias para a imunização in loco dos idosos com mobilidade reduzida, na 1ª etapa da campanha de vacinação contra Influenza. Com mais de 80% das pessoas acima de 60 anos já vacinadas, o município avança em cobertura, mas busca chegar também àqueles que não puderam se deslocar aos pontos volantes para a imunização. Os acamados receberão as doses em casa. Preparados, profissionais de saúde se dirigem às residências desses idosos e atendem em domicílio, de acordo com um cronograma da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) para atender ao público-alvo de todas as áreas.

Equipes estiveram, na manhã desta terça-feira (14), na região do Tombador. (Foto: Roberto Fonseca)

Nesta terça-feira (14), a Secretaria de Saúde chegou à região do Tombador, na zona rural, para garantir a vacinação do público-alvo que ainda não tinha recebido a dose. “A agente comunitária foi nas casas avisando a gente que tinha essa vacina […] ainda bem que a vacina está chegando pra gente, que a gente se protege mais pra essa gripe”, comentou Dona Maria José dos Santos Souza, de 71 anos. Sila Maria dos Santos, 78, também avaliou positivamente a iniciativa. “Tô achando boa, porque vocês vieram trazer pra gente. Porque é muito difícil a gente ir pra Alagoinhas”, ressaltou a moradora, se referindo à distância da região, na zona rural, ao centro da cidade.

Idosos fazem parte do grupo prioritário da campanha nacional de vacinação contra Influenza. Em Alagoinhas, equipes atuam com estratégias de vacinação in loco, além do Drive Thru. (Foto: Roberto Fonseca)

A ação não é isolada. Só no início desta semana, equipes já percorreram, além do Tombador, Portões e a microárea de Riacho da Guia. Profissionais já estiveram também na região do Mangalô e do Barreiro e, no turno da tarde, a vacinação in loco continua no Mangalô e na área da Urbis III. Na quarta-feira (15), a previsão é de que as equipes de desloquem à região do Espinho, imunizando também pacientes acamados da área de Nova Brasília, do 21 de Setembro e das microáreas Sauípe-Espuma e Miguel Velho-Jorrinho.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo, a ação faz parte do cuidado que a SESAU tem em priorizar o público de maior risco, evitando a exposição, nesse momento de pandemia, e cumprindo com aquilo que determina o Departamento de Imunização do Ministério da Saúde.

A vacina não é eficaz contra a COVID-19, mas auxilia os profissionais no que se refere ao diagnóstico para o coronavírus, já que existem semelhanças entre os sintomas, e a imunização em domicílio – que contempla idosos acima de 60 anos com mobilidade reduzida – pode ser agendada por meio dos agentes comunitários, via unidade de saúde de referência, ou pelo telefone (75) 99826-8956, através de contato direto com a Vigilância Epidemiológica do município.

Mais de 80% dos idosos já foram imunizados contra Influenza, através da campanha, em Alagoinhas. (Foto: Roberto Fonseca)

A SESAU mantém ainda, até sexta-feira, o funcionamento da modalidade de vacinação Drive Thru, das 8h às 12h, na Estação de Transporte Alternativo. A partir de 16 de abril, quando será iniciada a 2ª etapa da campanha, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não-transmissíveis e condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários também serão imunizados conforme estratégias definidas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Para saber mais sobre as etapas da campanha de vacinação contra Influenza, acesse o link: https://www.alagoinhas.ba.gov.br/index.php/confira-as-etapas-da-campanha-de-vacinacao-contra-influenza-imunizacao-de-idosos-e-trabalhadores-da-saude-continua-a-partir-desta-segunda-13/.