Escola Municipal de Irene Andrade recebe projeto Biblioteca do Futuro

12 de junho de 2024, 09:56

Trazendo um novo espaço lúdico, acervo de 850 livros, brinquedos educativos e objetos de pesquisa, foi inaugurada nesta terça-feira (11) a Biblioteca do Futuro, na Escola Municipal Irene Andrade. O projeto é uma realização da Secretaria de Educação (SEDUC) e Rede Educare em parceria com a Ardagh Metal Packaging.

O projeto, que tem como objetivo ampliar o acesso à leitura para os estudantes no Ensino Infantil e Ensino Fundamental I, foi recebido com muita felicidade. “Esse é m marco para a educação Alagoinhas. A gente receber um equipamento desse em uma escola tão querida, tão maravilhosa, como a Irene Andrade, é um momento de muita comemoração. E isso não poderia acontecer sem a parceria com o grupo Educare e o grupo Ardargh, que deram todo esse apoio. Hoje temos uma biblioteca com 850 livros de várias temáticas e isso vai abrir o mundo para as crianças e fazer diferença na educação. Estou muito agradecido”, comemorou o secretário de Educação, Marcos Amorim.

O projeto busca trazer o universo da sustentabilidade por meio de livros que abordam temas importantes para a atualidade e o futuro do planeta. “Desde março a gente vem fazendo esse projeto em parceria com a Seduc e a Ardagh, via lei de incentivo à cultura, que contempla a escola com livros, móveis, requalificação do espaço, capacitação pedagógica para os professores, formação, cursos de alfabetização, letramento e contação de histórias. O diferencial e o objetivo desse projeto é a gente conseguir fazer a alfabetização e o letramento científico através de temas como meio ambiente e sustentabilidade, histórias em quadrinhos, ou seja, a gente traz elementos para esse espaço que auxiliem aos professores com a mais ferramentas e que consigam atingir o objetivo de fazer a alfabetização dessas crianças”, explicou Natália Rolim, coordenadora Regional de Projetos e Pedagoga da Rede Educare.

A Biblioteca do Futuro ainda conta com uma estrutura formada por paredes decoradas e informativas, o projeto tem como mascote o dinossauro Diplo, que traz os amigos dinossauros para compor o espaço lúdico.

Para Elisângela Matos, diretora de Sustentabilidade da Ardagh Brasil, esse investimento vem agregar mais conhecimento ao ensino em Alagoinhas. “A Ardagh acredita que a educação é a base da transformação do país. Então, por isso nós estamos investindo massivamente na educação de Alagoinhas: já temos já o projeto de robótica e agora temos projeto da Biblioteca do Futuro junto com a Educare. Ele visa trazer o ambiente lúdico, já interativo sobre sustentabilidade, sobre o planeta, sobre o ciclo da água, vários temas que os alunos podem trabalhar em um espaço superbacana”, concluiu.

Confira as imgens:

Foto: SECOM