Com o intuito de ensinar e de valorizar o trabalho artesanal, fomentando iniciativas que possam gerar renda, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), abriu inscrições para o curso de bordado, tricô e crochê, oferecido gratuitamente em Alagoinhas.
Com 3 meses de duração, o curso aposta no cuidado do trabalho manual, único, das mãos que rendem modelos exclusivos feitos sob medida para conquistar a clientela.
As atividades serão conduzidas pela professora Maria José, popularmente conhecida como “Zitinha”, filha de Alagoinhas, que mora no Rio de Janeiro e tem ampla experiência, com mais de 40 anos ministrando cursos de bordado em Volta Redonda.
Não é a primeira vez que ela vem a Alagoinhas ensinar as técnicas do bordado. No ano passado, o curso que Maria José ministrou, de bordado livre, vagonite e ponto cruz, teve repercussão positiva entre as participantes. “As mulheres que participaram gostaram tanto que a oficina programada para um período de 2 meses acabou se prolongando por 5. Este ano, o diferencial é que as pessoas que participaram, aprenderam e conseguiram atingir um nível avançado poderão auxiliar quem está chegando agora”, salientou Robério Pimenta, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, responsável pela iniciativa.
No curso, além das habilidades e competências adquiridas, os participantes aprendem a enxergar, no trabalho artesanal, uma atividade econômica.
Em todo o país, cerca de 8,5 milhões de brasileiros fazem do artesanato o seu pequeno negócio, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Juntos, esses microempreendedores movimentam mais de R$ 50 bilhões por ano. Um número significativo para quem aposta no acabamento e na identidade cultural da região onde a peça é produzida.
Em Alagoinhas, a intenção, segundo a SECET, é justamente envolver a comunidade, fomentar iniciativas empreendedoras e favorecer a aprendizagem a partir da troca e do compartilhamento. As aulas serão ministradas às segundas e quartas-feiras, das 14h às 16h, no Mercado do Artesão, centro da cidade.
As inscrições podem ser feitas das 7h às 13h na SECET, localizada na Rua Elvira Dórea, próxima à Praça Rui Barbosa. Os interessados têm até o dia 10 de agosto para fazer o cadastro e as aulas serão iniciadas no dia 21 deste mês. Apenas maiores de 18 anos podem participar e as vagas são limitadas.