Eventos esportivos e culturais apoiados pela SECET movimentaram o domingo, em Alagoinhas

12 de setembro de 2022, 12:04

Com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), eventos esportivos e culturais movimentaram o domingo (11), em Alagoinhas. Dentro e fora do campo de bola do Barreiro, a festa foi completa para a grande final do 30° Campeonato da Liga Barreirense de Futebol, disputada nos pênaltis pelo Internacional e Juventus, que sagrou-se campeão 2022, com placar de 4×3.

O campeonato durou quatro meses e contou com todo o suporte logístico da gestão municipal e recursos de emenda do vereador Juracy. “Só sentimento de gratidão, à SECET, na pessoa da secretária Iraci Gama, ao vereador Juracy, ao público e às equipes que fizeram um espetáculo bonito”, comemorou o presidente da Liga Berreirense, Denilson Lucena.

Outro evento importante para o esporte amador aconteceu na Associação de Futebol de Nova Brasília, que recebeu a final da 6ª Mini Copa de Futebol Society –Troféu Gustavo Carmo, marcada por uma disputa acirrada e recepção calorosa do público. Com placar de 3×2, o Sport Clube 05 levou a melhor sobre o Sport Clube Cubo,  e o título pra casa. “Com apoio total da Secretaria de Cultura e Esporte e Turismo, desde a logística à premiação, após 3 meses, chegamos à final com êxito, hoje, com participação de oito clubes e casa lotada. Agradeço a contribuição de toda a Câmara de Vereadores, ao secretário Gustavo Carmo, que também abraçou, e em especial, ao prefeito Joaquim Neto, o mentor de tudo, e que dá uma grande força ao esporte amador”, comentou o presidente da Associação, Anataniel Lima, o “ Bureco”.

“Valorizar e incentivar o esporte, em todas as suas modalidades, é uma das diretrizes da gestão Joaquim Neto, que tem investido na promoção de atividades coletivas, com práticas esportivas nas comunidades, em iniciação esportiva para crianças e adolescentes, equipamentos públicos de esporte e lazer no município, e incentivado o esporte amador junto às ligas de bairro”, destacou a secretária da SECET,  Iraci Gama,  sempre presente para prestigiar os eventos esportivos da cidade.

A programação de eventos neste domingo seguiu com a 8º edição da Cavalgada das Amazonas. Organizada pela vereadora Jaldice Nunes, a cavalgada feminina já é uma tradição na cidade. É realizada desde 2014, e foi retomada após dois anos de pausa, por conta da pandemia. “ É um evento educativo, cultural, no qual são abordados vários temas. Já falamos sobre violência contra mulher, meio ambiente, trabalho infantil, prevenção ao suicídio, diversidade, e este ano trouxemos como tema, a prevenção ao câncer, inclusive, parte da renda com a venda das camisas será doada para a sede da Associação de Oncologia Nova Vida. Nossos agradecimentos a todos os parceiros, à Prefeitura de Alagoinhas, a todos os grupos de cavalgada que estão nos apoiando, e já temos data para 2023, será do dia 24 de setembro”, informou a vereadora, que destinou emenda para realização da cavalgada.

A saída foi às 11h da Igreja Inacabada em Alagoinhas Velha, em direção a Boa União, puxada por mini trio com som ao vivo e participação de Aboiador com a Benção da Vaqueirama. O evento também contou com apresentações de Cida Pittaya, a vaqueira apaixonada, do forrozeiro Zé Ribeiro e participação especial de Netto, o cantor.

Fotos: Roberto Fonseca – SECOM / Divulgação