Foco no empreendedorismo: Alagoinhas sedia 1º Encontro Regional de Microcrédito

8 de junho de 2019, 21:34

Foto: Thiago Reis

Nesta sexta feira (07), Alagoinhas foi sede do 1• Encontro Regional de Desenvolvimento Econômico da Unidade Regional 01 (UR01) com foco no Microcrédito, fruto da parceria entre  a Prefeitura, via Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente (SEDEA),  SEBRAE e a Agência de Fomento do Estado da Bahia (DESENBAHIA).O evento aconteceu na sede do SENAC.

Com participação de empreendedores, representantes de entidades de classe, secretários e agentes de crédito das cidades que integram a Unidade Regional 01, como Camaçari e Inhambupe, o encontro integra a Semana do Meio Ambiente, promovida pela SEDEA, e teve como objetivos a troca de experiências entre agentes e empreendedores  e a capacitação. As palestras foram ministradas por Josiel Pereira (SEBRAE) e João Pedro (DESENBAHIA), que discorreram sobre as linhas de financiamento do CrediBahia e as melhores maneiras de integrá-lo aos municípios.

Foto: Roberto Fonseca

O CrediBahia é um programa do governo estadual executado em parceira com os municípios baianos para a concessão de microcrédito. Os recursos são repassados a empreendedores de micro e pequenos negócios que desejam e trabalhem para obter sucesso.Através do CrediBahia são concedidos empréstimos de R$ 200 a R$ 10 mil, que podem ser pagos entre 6 e 12 meses, a  juros baixos e sem cobrança de taxa de abertura de crédito – TAC. Qualquer pessoa que tenha um pequeno negócio no comércio, prestação de serviços ou na produção de mercadorias pode tomar o empréstimo.

É exigido que o negócio tenha no mínimo seis meses de funcionamento, tenha sede em Alagoinhas e que o empreendedor apresente cópia e xerox da Carteira de Identidade, CPF e do comprovante de residência. Como garantia, o interessado pode apresentar um avalista ou tomar empréstimo apresentando três a cinco empreendedores que, como ele, também não tem avalista, para que um dê o aval ao outro.

Foto: Thiago Reis

Desde o início da atual gestão, a prefeitura vem trabalhando para garantir a geração de renda entre a classe dos pequenos empreendedores, e uma das ações desenvolvidas foi a recuperação do CrediBahia no município. Devido ao alto índice de inadimplência dos clientes, em janeiro de 2017, a unidade de Alagoinhas não estava autorizada a conceder novos empréstimos, e a partir de uma estratégia de aproximação e conscientização com os devedores, o posto voltou ao pleno funcionamento. Outras ações foram implementadas para garantir o sucesso do programa , a exemplo da instituição do Comitê de Crédito, para avaliar os empréstimos, a mudança do posto do CrediBahia para dentro da sede da SEDEA, além de ações de campo na Central de Abastecimento.

Foto: Roberto Fonseca

“Com muita satisfação, tivemos a parceria do SEBRAE e do DESENBAHIA, construindo um evento com o objetivo de compreender os caminhos para promover desenvolvimento em nossa região. Nosso próximo encontro acontece em Camaçari, onde seguiremos buscando construir maneiras de fomentar o empreendedorismo, além da capacitação contínua para os secretários, agentes e empreendedores das cidades na região. É pensar como cada cidade pode construir estratégias para alcançar uma economia forte, criativa e humana para o seu povo”, afirmou o secretário da Sedea, Edésio Cardoso.

Foto: Thiago Reis

Em Alagoinhas, a vida de centenas de empreendedores já melhoraram após o microcrédito. É o caso do artesão Ailton de Castro Pereira(foto acima), que há 25 anos possui um box no Mercado do Artesão, no centro da cidade. Já no terceiro financiamento, ele conta que o apoio do CrediBahia serviu para equipar o comércio e comprar matérias-primas, o que fez aumentar as suas vendas em 80%, tornando o negócio sustentável.

Prêmio

O desempenho positivo do setor na cidade já rendeu até prêmio. No 21 de março de 2018, o prefeito Joaquim Neto recebeu do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), uma homenagem pelo apoio aos empreendedores no programa CREDIBAHIA 2017.  Ele foi eleito “prefeito destaque” por ter colocado Alagoinhas no patamar de município com melhor desempenho no Território Litoral Norte e Agreste Baiano.

Presente na abertura do evento, o chefe do executivo municipal enfatizou a importância da parceria do município com programa. “ O Credibahia contribui de forma direta para o combate às desigualdades sociais, com a oferta de crédito a quem necessita e que não tem acesso através do sistema bancário. A retomada dos atendimentos do posto de Alagoinhas, através de um trabalho junto aos inadimplentes, foi uma das prioridades assim que chegamos à prefeitura, e é muito bom saber que hoje, já somos destaque na região, tanto pelo número de empreendedores que estão desenvolvendo seus negócios com apoio do crédito, quanto pelo índice de pagamentos honrados “, pontuou o prefeito.

Serviço:

Credibahia Alagoinhas

Sala do Empreendedor – Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente (SEDEA)

Rua Soror Joana Angélica, s/n · Centro

Horário de atendimento: 8h às 13h