Forró da feira: com os festejos juninos, Central de Abastecimento bate recorde de público comprador

24 de junho de 2018, 13:44

Quem foi à Central de Abastecimento neste São João teve dificuldade para encontrar vaga no estacionamento. Isso porque, além do aglomerado de carros do espaço interno, as ruas adjacentes, como a Lourival Batista, a Dois de Julho, a Quintino Bocaiúva, a Severino Vieira e a Luiz Viana, na altura do Banco do Brasil, estavam repletas de carros estacionados. O freguês que pretendia fazer as compras de produtos juninos teve que se desdobrar para encontrar uma vaga no meio do movimento, mas não se decepcionou.

Os barraqueiros se prepararam para a alta demanda e quem passava pelo local podia em encontrar – como diria o bom baianês – “de um tudo”: o inverno permitiu uma boa safra de amendoim, milho, laranja Bahia, tangerinas, aipim e feijão verde, característicos da tradição nordestina.

E o movimento se estendeu também a outros segmentos. Produtos de decoração junina, como chapéu de palha, flores artificiais, vestidos caipira e calças jeans estavam entre os mais procurados pelo público e foram comercializados a preços de feira popular.

O agito se intensificou no sábado, quando a Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG), levou a música de Cláudio do Forró para animar o arrasta pé na Central de Abastecimento. O percurso dos músicos , que começou às 9h e seguiu até meio dia, incluiu os setores de cereais, hortifruti, camarão, agricultura familiar, mercado de carne e importados.

Segundo o secretário de agricultura Geraldo Almeida, o resgate do São João pelo prefeito Joaquim Neto balançou positivamente o comércio da cidade, motivando as pessoas a frequentarem as lojas de artigos pessoais. Ele também enfatizou que, ao atrair milhares de pessoas de fora, os festejos contribuíram para a estimativa de quase 30 mil pessoas que frequentaram a Central de Abastecimento na semana do São João – número recorde na história dos festejos juninos da cidade.

Os fregueses consultados mostraram-se satisfeitos com a qualidade e diversidade dos produtos oferecidos, queixando-se apenas da dificuldade de estacionamento nesse período e da carestia.

FORRO DA FEIRA