Começou, nesta terça-feira (11), o Julho PretaGonistas, uma agenda especial promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), a qual inclui ações que empoderam, fortalecem e articulam os vínculos das e para as Mulheres Pretas. A primeira das atividades aconteceu no CRAS de Riacho da Guia e seguirá para as outras unidades dos Centros de Referência do município, com o tema “Fortalecimento, (Em) Poderamento e Articulação de Vínculos.”.
Em uma sala repleta de mulheres de todas as idades, os serviços oferecidos pelo CRAM foram apresentados por Adriane Dias, como os de psicologia, jurídico e de assistência social. Ela fez uma exposição sobre a necessidade das mulheres pretas protagonizarem suas próprias histórias. “Todas as mulheres são poderosas e podem correr atrás de seus sonhos, por isso devemos unir forças e nos fortalecer”.
Compartilhando um pouco de sua vivência como empreendedora no campo da alimentação vegetal, Rafaela Azevedo falou do orgulho em se comunicar com mulheres pretas como ela mesma. “Primeiro é preciso que a gente se reconheça em nossa própria identidade. Eu sou negra? Sou parda? O Julho Pretagonistas é também muito sobre autoestima, sobre ocupar esse lugar de empoderamento que conquistei pela necessidade de sobrevivência”. Para conhecer o trabalho de Rafaela clique aqui.
O Coordenador de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da SEMAS Leandro da Silva Santos lembrou que esta é uma campanha nacional, que além de valorizar as mulheres, combate o racismo.”A mulher preta deve ser a rainha de sua história, por isso o Julho Pretagonista traz esse legado, com a importância de tratar essas questões cruciais para a comunidade negra e, sobretudo, as mulheres”.
De acordo com a Coordenadora de Políticas para as Mulheres da SEMAS, Rhane Paula Moreira, tais atividades terão desdobramentos específicos, ao longo do ano, para fortificar a temática. “É preciso lembrar que reforçar o protagonismo da Mulher Preta, em suas múltiplas fases e nos diversos espaços, é dar voz às suas dores para assim encontrar caminhos de resoluções”. A coordenadora destacou, ainda, que julho será um mês para celebrar as potências, recursos, dons e talentos de cada mulher. “É preciso contar a história onde as Mulheres sejam Protagonistas, Diretoras e plateia nos diversos cenários”.
O público-alvo da iniciativa são mulheres, crianças, adolescentes pretas e sociedade em geral. Foram convidadas para a agenda do Julho PretaGonistas as seguintes instituições: Samba de Roda Estrela do Samba, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra e Afrodescendente de Alagoinhas, Samba de Roda Raízes do Quilombo, Flor de Feijão, Associação Comunitária Quilombola do Cangula e Farmácia Verde.
Confia o calendário completo: